quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Critérios para a aplicação de Coloracupuntura



Darren Starwynn, O.M.D., Diplomate in Acupuncture (NCCA)
Article for Acupuncture Today
Vibrational Medicine For Acupuncturists column
http://www.eastwestmed.com/index.php

As sete Leis Herméticas e sua aplicação


Em seu estudo sobre as Leis Herméticas Darren Starwynn sugere aplicações na prática clínica baseados nas leis do pensamento taoista e compara estas últimas com as Leis enunciadas por Hermes Trimegistus, aplicáveis tanto na Acupuntura com agulhas, como na Coloracupuntura de Peter Mandel, integrando aspectos aparentemente contraditórios que expandem as habilidades de cura do praticante.
A autoria das Leis Herméticas é atribuída ao deus homem Toth do Egito Antigo, a Hermes na cultura grega e a Mercúrio na Roma Antiga. As Leis Herméticas fazem referência à Hermes Trimegistus que foi considerado o compilador dos 42 livros do Conhecimento Esotérico denominado "Hermética".
As Leis Herméticas são a base da Árvore da Vida da Kabala e de muitos outros ensinamentos metafísicos, através das eras. Uma breve pesquisa sobre as Sete Leis Herméticas nos revela serem elas a base para todas as formas de cura vibracional, incluindo muitos aspectos da Medicina Chinesa Tradicional e da moderna Física Quântica. Examinemos cada uma delas:

1 Lei da Consciência: O Universo é produto da Mente. A pura consciência dentro de cada um de nós é que cria o mundo e tudo o mais.
As aflições que os pacientes nos trazem são parte da sua consciência e do grupo do qual fazem parte. Isto é verdade tanto em circunstâncias físicas como nas mentais.. Enquanto para alguns isto possa parecer motivo de vergonha, para as pessoas doentes ou com dores crônicas, na verdade este é um principio bastante liberal pois afirma o ilimitado poder de cura que todos nós possuímos. Uma outra forma de expressar isto é: “ Ninguém é vitima, todos somos criadores da nossa própria experiência através da qual pensamos e acreditamos”. Segundo este pensamento os praticantes tem a oportunidade de ensinar seus pacientes a tomar conta de suas próprias vidas e destinos, proclamando o poder inato de criar um futuro positivo.

2. Lei da Correspondência Assim como é em cima, é também embaixo.
Nós existimos em vários níveis simultaneamente, do mais denso e grosseiro – físico, ao mais sutil – o espírito. Injúrias ao corpo físico podem se criar por
interferência na energia do corpo sutil, e provocar bloqueios, auto perpetuando memórias do trauma. Carregar impressões negativas no nível do corpo sutil pode desencadear no corpo físico as doenças e a dor. De fato, certas interferências podem atrair acidentes e outros eventos traumáticos para as pessoas através da Lei de Atração.
A Lei de Correspondência é sumarizada no Nei Jing: “Para doenças na parte superior, tratar a parte inferior do corpo. Para doenças do interior, tratar o exterior”.
Esta lei é claramente manifestada nos métodos de Acupuntura – dos microssistemas e dos tratamentos com os pontos distais. Microssistemas são representações holográficas do corpo inteiro projetadas em uma parte dele e são utilizadas para tratamento como os microssistemas nas orelhas, mãos, pés, face, abdômen, músculo gastrocnêmio. Estimulando o ponto no micro sistema pode-se obter o alivio da dor na parte correspondente no corpo. Uma das mais poderosas e efetivas aplicações clínicas da Lei de Correspondência é o tratamento com a técnica de Canal Unitário e a teoria da Imagem Reversa (RBI) desenvolvida por Mandel em Coloracupuntura. O melhor exemplo de correspondência é a relação entre as juntas maiores do corpo: joelho-cotovelo, ombro-condilo femural. O principio de tratamento pelos Grandes Meridianos é muito simples: para dores ao redor de uma articulação, vá até a junta oposta correspondente no corpo, e apalpe os pontos mais macios. Quando tratados estes pontos distais podem ser muito efetivos para aplacar a dor. Trata-se o joelho esquerdo para dor no cotovelo direito, de acordo com o Nei Jing: “Para problemas no lado direito, trate o lado esquerdo, para problemas no alto, trate o baixo”. O mesmo princípio pode ser aplicado nos pontos do tronco no seguinte sentido - a espinha dorsal é holograficamente representada na parte da frente do corpo de ponta cabeça.
Darren Starwynn trata os pontos do tronco com microcorrente, colocando o pólo positivo no local sintomático e o negativo no correspondente ponto RBI.
Esta é uma transposição do trabalho de Mandel, para a Eletroacupuntura.

3. Lei da Vibração Nada é estático, tudo se move com ritmo e vibração próprias.
Esta Lei é a base para as terapias de Luz e de Som, que atuam por ressonância vibratória. Nosso corpo se compõe de partes físicas como também de uma intricada rede de energia num campo interativo, cada qual com uma taxa ou freqüência vibratória. Podemos influenciar qualquer aspecto do conjunto mente-corpo introduzindo a freqüência que esteja em ressonância com essa parte, que pode ser negativa ou positiva, dependendo da freqüência aplicada. Freqüências podem ser aplicadas diretamente no corpo ou até de longas distâncias através de canais de comunicação sutis.
A parte mais importante no juramento hipocrático é: “Primeiramente não causar dano” e segundo o conceito de Starwynn, é baseada no tremendo poder de influência da Lei de Ressonância, onde a vontade daquele que pratica a cura também influência o ato da cura, e onde a freqüência falha ou desarmônica pode atuar diretamente no paciente.
Ainda de acordo com a Lei de Ressonância, cada Cor Luminosa, tom musical ou sinal de pulsação elétrica tem freqüência particular e um determinado comprimento de onda. As freqüências devidamente selecionadas podem ter efeitos profundamente equilibradores e curativos restaurando a saúde. Exemplos de aplicação prática: juntas com artrite reumatóide inflamada significam excesso de energia vermelha. Aplicando luz azul, verde ou turquesa nestas juntas pode-se equilibrar o excesso de energia vermelha, reduzindo a inflamação. Uma insônia devido a hiperatividade de pensamentos deve-se a um excesso de amarelo na cabeça, no coração ou no plexo solar. Aplicando-se Violeta (a cor complementar ao Amarelo) na fronte ou no plexo solar é possível equilibrar esta condição, prover o sono e a paz mental. Starwynn tem usado a nova terapia de Luz SLS para promover o equilíbrio físico, emocional e mental através da aplicação das cores complementares e tons sonoros nas áreas afetadas.

4. Lei da Polaridade Todas as coisas tem dualidade, tudo contem o seu oposto.
Um entendimento desta Lei pode nos dar o sentido de humildade porque tudo o que nós pensamos que sabemos é apenas meia verdade. Toda verdade contém o seu oposto como sua parte integrante assim como no símbolo do Tai Ch’i onde aparecem Yin e Yang. Isto nos abre para novas perspectivas sempre que pensarmos que sabemos tudo sobre os tratamentos dos pacientes. A Medicina Chinesa reconhece o paradoxo deste princípio assim como os físicos citam o principio de incerteza de Heisenberg (1901-1976).
As técnicas de Acupuntura com microcorrente incluem métodos clínicos eficazes baseados na Lei de Polaridade. Quando um eletrodo com polaridade é utilizado com técnica de Canal Unitário o grau de efetividade do tratamento é amplificado. Por exemplo, na dupla ombro – base femural o pólo positivo (anodo) de prova é aplicado no ombro sintomático, enquanto o pólo negativo (catodo) de prova é aplicado à um ponto macio na base do fêmur oposto. Esta técnica remove o excesso de energia elétrica que se associa com a dor no ombro, enquanto aumenta a carga elétrica no seu ponto distal na base do fêmur. Este é um princípio de Acupuntura aplicado aos pontos distais para o controle efetivo da dor.
A Relatividade pode alterar uma experiência: a partícula pode ser mensurada, porém não o momentum; o que pode também significar que em todo e qualquer diagnóstico o seu procedimento nos leva apenas à uma verdade aproximada e desse modo, é de vital importância que os praticantes desenvolvam suas habilidades intuitivas, e não usem apenas o conhecimento adquirido para mensurar.

5. Lei do Ritmo Tudo flui para dentro e para fora, tudo se eleva e declina.
Esta Lei é reconhecida nos clássicos da Medicina Chinesa, que aconselham um estilo de vida de acordo. A escolha de ervas Medicinais e dos pontos de Acupuntura são de acordo com as estações do ano e com as horas do dia. O relógio chinês do Ciclo Cicardiano de fluxo do Ch’í através do Sistema de Meridianos e Órgãos é um claro exemplo desta Lei. A Lei do Ritmo também nos auxilia a entender a progressão das doenças através das camadas do campo de energia. Muitas prescrições de fitoterápicos são baseados no reconhecimento do estágio da doença como por exemplo, uma dor no ombro Taiyang ou uma febre ou Frio Shaoyang.
É importante reconhecer onde está o paciente em relação ao seu Ciclo Vital. Quanto mais o doente estiver cansado de estar doente, com maior prontidão ele estará pronto para a saúde. Muitos ainda necessitam da doença para o aprendizado, que deriva desta dor. Por este motivo podem ainda não estar prontos para “deixar ir” mesmo depois de receber uma série de tratamentos variados. É interessante que se pergunte ao paciente de modo bem humorado se ele está pronto para ficar sem a dor, e observar a sua reação a esta questão.

6. Lei do Gênero Em tudo existe gênero e tudo contém ambos os aspectos: o masculino e o feminino.
Todos nós possuímos aspectos masculinos e femininos, independente do gênero de nosso corpo. Os lados esquerdo do cérebro e direito do corpo são considerados masculinos, enquanto que os lados direito do cérebro e esquerdo do corpo, são mais femininos, e ao tentar compreender a raiz e o desenvolvimento dos problemas de saúde, pode ser de algum auxilio considerar esta Lei. Quando um paciente com uma dor ciática ou lombar crônicas apresenta a perna direita maior que a esquerda, é possível que ele esteja enfatizando o seu aspecto independente, linear, racional (masculino) e negligenciando a sua receptividade , o fluxo da intuição ou aspectos femininos. Por outro lado o trabalhador feminino com uma Síndrome de túnel do carpo afetando o braço direito talvez não esteja exercendo o suficiente os seus direitos, a energia assertiva, masculina para manter a circulação suficientemente forte naquele membro.
Outra aplicação valiosa da lei dos gêneros diz respeito ao processo de cura propriamente; o bom curador deve extrair dos seus recursos masculino e feminino o melhor. A parte masculina deve colher dados, sintetizar e elaborar o diagnóstico e o plano de tratamento enquanto o lado feminino usa o insight intuitivo, a resposta energética compassiva para acompanhar a apresentação paradoxal do paciente, e proporcionar um campo nutritivo que dê suporte à cura e à transformação. Se você sente que gostaria de ser um curador mais efetivo, considere as palavras deste autor.

7. Lei das Causas e Efeitos Tudo acontece em ciclos: para todo efeito, existe uma causa, para toda causa existe um efeito.
Como foi mencionado na 1ª. Lei. Nenhum paciente vem até nós por acaso, essa posição desconfortável cujos sintomas são as conseqüências dessa Lei Universal, é o efeito gatilho de uma causa específica ou de uma constelação de causas, mesmo que nós não possamos reconhecer isso. Em muitos casos nem é necessário saber a causa das queixas, muitos podem se beneficiar com o diagnóstico e tratamento pelos sintomas. Já os desequilíbrios mais enraizados podem requerer uma abordagem constitucional, com menor foco nos sintomas.
No entanto, um número crescente de pacientes mesmo com um acurado exame constitucional não tem preenchidas as suas necessidades. A intensificação do campo energético ao redor da Terra favorece que fatores causais mais profundos cheguem até a superfície para limpeza, e isso logo se manifesta através da dor, da doença e da depressão. E na maioria dos casos requerem tratamento complementar emocional e psicológico, isso para ajudá-los a reconectar a consciência com as emoções que estão submersas no inconsciente e a reconhecer os contratos internos do passado.
A técnica psicoterapeutica de “Core Energetics” (Pierrakos) pode através da confiança, fazer a conecção sem o auto-julgamento, dissolvendo velhos padrões energéticos. Uma cura simplesmente miraculosa toma lugar após tal liberação. Não são milagres realmente, mas simplesmente a Lei da Consciência.
Starwynn conclui sua explanação afirmando que, se desejamos ter sucesso com nossos pacientes devemos estar prontos para trabalhar em harmonia com os aspectos relativos às Leis Herméticas. Devemos estar atentos e conscientes para o um entendimento mais profundo e o enriquecimento dos seus resultados, elevando o entendimento dos pacientes e o seu auto entendimento no nível causal, ajuda efetiva e acesso direto às “chaves” do nosso corpo e da nossa consciência, promovendo a cura verdadeira e a integração corpo – mente - espírito.

Nenhum comentário:

seja bem vindo!

Você já conhece a Caneta Cristal® ?
Aqui você pode encontrar informações sobre a Caneta Cristal ® sua manufatura, como adquirir, e mais explicações sobre métodos de aplicação em Cromopuntura bem como notícias sobre novas tecnicas terapeuticas para conjugar com a Cromoterapia. Obrigada pela sua visita!

Para adquirir uma Caneta Cristal® ou para qualquer outra informação escreva para thais.campiglia@gmail.com

se quiser falar comigo acrescente meu endereço no MSN ou Skype thais.campiglia@hotmail.com

Grata pela sua visita e Luz para vc! Thais Campiglia