domingo, fevereiro 10, 2008

Origens das Doenças



"Segundo a Medicina Chinesa Tradicional, os fatores que originam as doenças podem ser: Constituição, Fatores Patogênicos Internos ou Emocionais, Fatores Externos ou Climáticos, os decorrentes do Estilo de Vida.
Num contexto filosófico mais amplo, podemos abordar a ORIGEM DAS DOENÇAS segundo o conceito do Eu Superior.

O Eu Superior
A Força Vital Universal e o Espírito manifestam-se em cada ser humano na forma do Eu Superior ( ou Eu Interior).
Ao entrar em contato com as energias Eu Superior, o ser humano torna-se Unificado com a sua própria Força Vital e interligado com a Força Vital de todas as outras pessoas, seres e coisas. Quando existe uma comunhão com o Eu Superior, o homem sente a fonte interna de profunda paz, força, amor, e sabedoria.
Quando o ser humano vive em sintonia com os impulsos do Eu Superior, a força se revela na singularidade da personalidade individual em harmonia com a evolução da humanidade e de tudo ao seu redor.

Eu Inferior
Quando nascemos, o ego ou Eu Inferior vai sendo construido, na forma de um conglomerado de medos e desejos centralizados em padrões negativos de pensamento, emoções e comportamentos. O ego vê o mundo e os outros como ameaças para a sua sobrevivência e também como meio para satisfazer seus anseios e desejos.

Oposição de Impulsos
A personalidade se desenvolve ao longo de constantes atuações reciprocas entre os dois Eus Inferior e Superior. Eles representam impulsos que além de opostos, são também complementares sobre a mente consciente. O Eu Superior é uma experiência de unidade e abertura para outras pessoas, para o mundo e para a Vida. Isso pode ser bastante ameaçador ao Eu Inferior para o qual uma abertura representa
vulnerabilidade. O Eu Inferior representa uma experiência de separação das outras pessoas e do mundo. Ele representa a dualidade "eu e eles".

Dor da Separação e Compensações
Quando acontece de perdermos o contato com o nosso Eu Superior, existe a dor e um profundo descontentamento interno misturado com saudade. Em vez de paz, amor, sabedoria, há inquietude, desconforto, sentimento de impotência, medo, fraqueza, ódio e confusão.
As pessoas tentam compensar de várias maneiras a dor da separação e algumas delas podem ser: comida, posse, dinheiro, sexo, poder, fama, tarbalho excessivo, conhecimento, asceticismo, religião, fantasia, drogas, doença, insanidade, crime, crueldade.
Essas compensações podem se tornar vícios, dependendo apenas do grau em que são praticadas; porém compensações e vícios não conseguem aplacar a insatisfação interna, por mais que se adquira o objeto do vício.
Só o restabelecimento do contato com as energias provenientes do Espírito é capaz de aplacar a ânsia interna.
A maioria das doenças da sociedade moderna resulta da falta de contato com as energias do Espírito. Em vez de amor, há medo e ódio por sí mesmo, pelos outros e pelo mundo. A doença da sociedade moderna deriva da infelicidade profunda dos indivíduos, do isolamento, da alienação do Eu Inferior.

Além da Doença
Muitas vezes a doença pode ser um aviso de que por trás dos sintomas, existe um problema precisando de solução.
É comum a doença ser eliminada quando a pessoa identifica o problema e faz as mudanças necessárias nos padrões de pensamento e de comportamento, realinhando a personalidade com as energias positivas do Eu Superior e permitindo que os padrões negativos provenientes do ego desapareçam gradualmente.
Existe um tempo a ser despendido no tratamento e para que ocorra o aprendizado progressivo no processo do adoecimento e da cura. Existe um tempo para tratar sintomas e também um tempo para se lidar com as origens da doença.
A importância e o respeito deste tempo em processo compromete o sucesso do tratamento."

bibliografia
Jeremy Ross, Combinações de Pontos de Acupuntura: a Chave para o êxito Clinico.ed. Roca 1995, pgs 13 a 15.

Nenhum comentário:

seja bem vindo!

Você já conhece a Caneta Cristal® ?
Aqui você pode encontrar informações sobre a Caneta Cristal ® sua manufatura, como adquirir, e mais explicações sobre métodos de aplicação em Cromopuntura bem como notícias sobre novas tecnicas terapeuticas para conjugar com a Cromoterapia. Obrigada pela sua visita!

Para adquirir uma Caneta Cristal® ou para qualquer outra informação escreva para thais.campiglia@gmail.com

se quiser falar comigo acrescente meu endereço no MSN ou Skype thais.campiglia@hotmail.com

Grata pela sua visita e Luz para vc! Thais Campiglia