quarta-feira, março 19, 2008

O que é Cromoterapia

artigo traduzido de http://www.cromoterapia.com/

A cromoterapia tem origem muito antiga, cuja medicina tradicional atribuiu grande importância à influência das cores sobre a saúde e o estado de ânimo do homem.

Egipcios, romanos e gregos praticavam a helioterapia (exposiçào direta à luz solar)
para a cura de diversos disturbios.

Na India, a medician ayurvédica sempre tomou em conta a influência das cores no equilibrio dos chakras, os centros de energia sutil que se associam às principais glândulas do corpo físico.

Os antigos chineses afirmavam o beneficio físico pela ação das cores, usavam o amarelo para males do intestino, e o violeta para a pele. As janelas eram cobertas com uma cortina de cor adequada ao mal do paciente bem como as suas roupas.
Atualmentea cromoterapia tem sido objeto de inumeros estudos científicos que evidenciam a influência das cores nos sistemas nervoso, imunológico e metabólico.

O que é
A cromoterapia é uma medicina integrativa porque se integra facilmente a outros tratamentos para potencializar o resultado, e usa as cores para ajudar o corpo e a psique a retornar a seu equilíbrio natural.
As cores podem ser absorvidas pelo nosso organismo de diversas maneiras:
- pela irradiação feita com aparelhos especiais;
- pela alimentaçào, ingerindo as cores naturais;
- pela luz solar por irradiar todas as cores do espectro;
- pela água solarizada, com uma cor precisa;
- com o uso de vestimentas;
- banho com água colorida por essencias aturais ou iluminação.
- por tecnicas de meditação,
- pela respiração e visualizaçào de cores;
- pela massagem com produtos especiais.

Consiste na utilizaçào da energia das ondas eletromagnéticas da luz que pela precias longitude de onda, penetra no tecido criando condições de interagir com as células restabelecendo o equilibrioeletro-quimico da homeostase celular melhorando a função biológica.
A cromoterapia nào cura o sintoma mas vai até a raiz do desequilibrio, sem deixar resíduos, ou efeitos colaterais que sobrecarregam ao físico. Além disso a cor age diretamente sobre o estado emocional e psiquico, o que favorece o equilibrio e beneficia o físico.
Por estes motivos e muitos resultados positivos ''e que cada vez mais pessoas vem se ocupando da cromoterapia, por seus beneficios e resultados concretos.

Segundo Christa Muths, espert cromoterapeuta tedesca, as cores são força vital e fonte de energia. A exposiçào a irradiaçào de luz colorida estimula a formação das células , influenciando nervos e órgãos.

As tecnicas para o trabalho com a cromoterapia incluem:
1. Cromoterapia Classica - consiste na irradiaçào de uma cor específica por um determinado periodo de tempo na zona corporal onde se apresenat um disturbio, ou an sua zona reflexa correspondente.
2. A cromopuntura ou colorpuntura, que consiste em concentrar a irradiação colorida sobre o ponto do corpo permeavel (acuponto) mais receptivo ( meridianos, chakras);
3. banho de luz que consiste em irradiar uma cor específica por um determinado periodo de tempo sobre todo o corpo com a finalidade de determinar uma completa regenaração celular;
4. banho cromático de água irradiada com uma cor específica, carregada de uma energia específica por determinado periodo de tempo;
5. ingestão de água solarizada que consiste em água natural exposta a irradiaçào solar dentro de um recipiente colorido, ou sob uma luz colorida num recipiente transparente por um periodo determinado;
6. roupas ou alimentos expostos e energizados por uma cor determinada.

Um comentário:

Anônimo disse...

boa tarde. gostaria de saber se a cromoterapia ajuda no pos-acne.
obrigada

seja bem vindo!

Você já conhece a Caneta Cristal® ?
Aqui você pode encontrar informações sobre a Caneta Cristal ® sua manufatura, como adquirir, e mais explicações sobre métodos de aplicação em Cromopuntura bem como notícias sobre novas tecnicas terapeuticas para conjugar com a Cromoterapia. Obrigada pela sua visita!

Para adquirir uma Caneta Cristal® ou para qualquer outra informação escreva para thais.campiglia@gmail.com

se quiser falar comigo acrescente meu endereço no MSN ou Skype thais.campiglia@hotmail.com

Grata pela sua visita e Luz para vc! Thais Campiglia