sábado, maio 31, 2008

Yin e Yang


No estudo da Medicina Tradicional Chinesa vamos encontrar um mapeamento do corpo humano onde os Canais de Energia, qual vias e rios tortuosos (Meridianos) atravessam a topografia fisiológica num circuito intrincado, irrigando nosso solo de energia, interligando e tormando coesos nossos diversos Sistemas, promovendo assim a manutenção da Vida.

Os Pontos ou Acupontos são a ponte entre a existência do nosso universo material interior e o meio ou existência exterior. São como pequenos chakras (do indi) distribuidos por todo nosso corpo: são Pontos sensiveis que respondem aos estimulos externos; Pontos eletropermeáveis ( que podem ser tratados por Eletroacupuntura, Magnetoterapia) que intercambiam energia e respodem também a estímulos mecânicos como a pressão (Do-In, Shiatsu ou Acupressão),reagem também a inserção de agulhas(Acupuntura) e reacionam a introdução da luz (Colorpuntura, Cromopuntura).

Os Acupontos tem especificidade: desde aqueles Pontos que atuam localmente e ajudam a atenuar dores e edemas, por exemplo, bem como aqueles Pontos com eficiência bem precisa e ampla, que tratam os órgãos e suas afecções por ressonância e irradiação.
São mais de 2000 pontos conhecidos e para conhecer a ação de cada um deles bem como suas ações associadas deve-se recorrer a leituras específicas sobre Medicina
Tradicional Chinesa (vide bibliogarfias).

Há no corpo humano os chamados Pontos Clássicos da Medicina Chinesa conhecidos e utilizados a pelo menos 5000 anos, e os Pontos Novos atribuidos a estudos mais recentes, tais como os mapeamentos da eletroacupuntura de Voll, os mapeamentos das zonas reflexas ou zonas correspondentes - nas mãos , nos pés, no rosto, no crânio, no pavilhão auricular(ou microssistemas que pequenas áreas para representar o todo).

Podemos adotar as normas técnicas de aplicação que são seguramente eficazes porque já foram testadas inumeras vezes ao longo das incontáveis gerações de estudiosos, e com a observação e comprovação de seus efeitos e eficácia elaboraram o que chamamos Protocolos.
Você pode facilmente traduzir um protocolo de acupuntura para a linguagem do código das luzes, conhecendo as propriedades de cada um deles e qual o objetivo que vc deseja atingir.

O povo chinês é admirável na sua disciplina, observação e capacidade de associação prática. Os tradicionais protocolos de acupuntura tem como fundamento o conhecimento de cad parte, bem como das associações de pontos e sua função conjugada, por isso devemos tomar cautela ao escolher um protocolo.

O homem é influenciado pela energia telúrica- energia da Terra(Yin) e a energia do Sol, ou energia que vem do Céu (Yang), sendo ele o Ponto de união e troca entre estas duas energias que são dinâmicas e em eterno movimento e busca de equilibrio.
A figura do Tai Chi representa e descreve bem a dança destas duas energias que se manifestam em todas as coisas, e demonstra que em cada energia está a semente do seu oposto.
A grosso modo podemos compreender que nosso corpo está constantemente buscando este equilibrio dinãmico.
Podemos afirmar que nosso corpo apresenta sinais de adoecimento quando este equilibrio é perdido. Dessa forma todo sintoma tem origem num desequilibrio destas duas forças yin e yang. O que se manifesta externamente é um efeito do desequilibrio e não a causa. (leia sobre a Origem das doenças em textos teóricos).
Para fins de tratamento dos diversos desequilibrios energéticos, os chineses classificaram pelos principios Yin e Yang tanto os diversos Meridianos os Pontos e também as sindromes que podemos encontrar.

Nenhum comentário:

seja bem vindo!

Você já conhece a Caneta Cristal® ?
Aqui você pode encontrar informações sobre a Caneta Cristal ® sua manufatura, como adquirir, e mais explicações sobre métodos de aplicação em Cromopuntura bem como notícias sobre novas tecnicas terapeuticas para conjugar com a Cromoterapia. Obrigada pela sua visita!

Para adquirir uma Caneta Cristal® ou para qualquer outra informação escreva para thais.campiglia@gmail.com

se quiser falar comigo acrescente meu endereço no MSN ou Skype thais.campiglia@hotmail.com

Grata pela sua visita e Luz para vc! Thais Campiglia