quarta-feira, dezembro 03, 2008
Novidades
Caneta Cristal Acgualux®
apresenta
a mesma qualidade que você já conhece, com uma novidade: embaixo na foto você vê a tradicional caneta Duracell que usa 2 pilhas AAA tipo palito e lâmpada incandescente. Acima, um novo conceito de lanterna (chinesa) que não precisa de baterias. Ela gera energia através de um dínamo acionado por alavanca manual. Em vez de lâmpada incandescente ela usa led, que produz luz branca convertendo a energia elétrica em fotons, não produz calor e tem durabilidade ilimitada.
Você pode optar por qualquer um dos dois modelos de lanterna com o Conjunto Cristal® da sua preferência.
Se você já tem o seu conjunto Cristal® oferecemos complementação e reforma do seu modelo sob orçamento.
Lembramos que a garantia na mão de obra é de um ano a partir da data de aquisição.
Conjuntos Cristal Acgualux®.
um novo conceito em Cromoterapia.
quarta-feira, novembro 05, 2008
Perguntas e Respostas
Oi Thais,Sou terapeuta formado em Naturologia e já fiz um módulo sobre Peter Mandel.Já estudo e pratico cromo a algum tempo, então conheço sobre como utilizar tanto comandos do Peter Mandel e outros comandos como trabalhar com chakras...(cromopuntura e esogética)
resp: Eu sou formada em Acupuntura, e fiz diversos cursos livres dentro e fora do Brasil, a doze anos venho acompanhando o trabalho do Peter Mandel e seus colaboradores; pratico os protocolos dele e ainda o de outros estudiosos, mas não tenho nenhuma ligação formal com o Mandel Institut.
Você já comparou sua caneta com a Perlux do Peter Mandel? O que você achou?
resp:Tenho um conjunto Perlux que está aposentado, porque prefiro o meu - uma questão pessoal!, Acho os efeitos produzidos pelos cristais mais efetivos e potentes e assim posso até reduzir o tempo de aplicação de 30 para até 15 segundos por ponto com respostas excelentes.
Isso não é experiência minha apenas e já foi comentado entre os terapeutas que tem e usam a Caneta Cristal e com os quais mantenho contato.
Você usa a quanto tempo ela?
resp: A minha canetinha completa um ano de existência neste mês de novembro de 2008.
As cores cinzas, espectrais, espirituais você se baseou nas do Peter Mandel? Como foi o processo?
resp: Todas as cores que tenho são inspiradas nas que o Mandel usa, guardadas as proporções dos materiais que são diferentes e a qualidade da luz produzida pela lampada.
O meu conjunto é feito em cristal e não em pontas produzidas em laboratório como as do Mandel.
Você tem ela a pronta entrega? Quanto tempo demora para ficar pronta?
resp: Eventualmente eu tenho pronta entrega, mas depende bastante de materais, das condições de tempo, etc. Muitas vezes produzo sob encomenda, o prazo é em média de 7 dias.
Outra pergunta, vc faz aquela bola de cristal p/ massagem
A bola de cristal ainda não porque não trabalho diretamente com os lapidadores.
Agradeço a oportunidade de estar esclarecendo dúvidas.
Escreva para mim sempre que precisar de alguma informação!
Muita luz no seu caminho e paz no seu Coração!
terça-feira, novembro 04, 2008
Como adquirir a Caneta Cristal
sexta-feira, junho 27, 2008
Atlas de Acupuntura
todo ilustrado com a explicação e localização dos pontos.
http://www.4shared.com/file/21277421/95af31d6/Atlas_Grafico_De_Acupuntura_Seirin.html?s=1
http://www.4shared.com/file/21277421/95af31d6/Atlas_Grafico_De_Acupuntura_Seirin.html?s=1
quinta-feira, junho 26, 2008
Mapas para praticantes
terça-feira, junho 24, 2008
Pergunta: porque Cristal ao Natural?
Olá, li sobre alguns aparelhos no mercado e num dos sites encontrei que o cristal para ter uma atividade aumentada deve ser lapidado em 51 graus e 51 minutos, e vc afirma que ele é melhor ao natural.
Gostaria da explicação, pois fiquei interessado no seu aparelho.
Você me pergunta sobre o cristal, comparando os cortes - deve estar se referindo ao corte vogel, que segundo quem o usa acelera o tempo de ação no bastão de Atlante.
Para o nosso propósito de aplicação de cromoterapia em pontos ou regiôes especificas da superfície da pele, eu confio mais na natureza que já produz o cristal com 6 lados e sua construção obedece um ciclo de crescimento espiral e cujo movimento facilita a penetração da luz nas células e especialmente no DNA ou informação das células. E pela minha experiência pessoal e indicação dos protocolos de Mandel 30 segundos de aplicação em cada ponto são um tempo satisfatório. No caso de varredura ou pincelamento máximo 60 segundos são suficientes.
Comparando aplicação na técnica de Peter Mandel e com a caneta que ele produz (a Caneta Perlux), no caso com cristal de laboratório e ponta piramidal, e a Caneta Cristal que que eu uso, apenas com polimento e sem alteração da sua forma original e cristais naturais, os resultados tem sido excelentes, tanto nos tratamentos que eu aplico, como pelos relatos daquelas pessoas que compraram a Caneta Cristal e com as quais eu tive contato e ouvi relatos.
O meu diferencial é a caixa com suporte em material especial para fazer a limpeza e a manutenção energética dos cristais, os similares acondiciona os cristais em caixas plásticas e espuma ou isopor, nem é preciso dizer que estes materiais são isolantes e não deixam os cristais respirarem e trocarem energia com o ambiente. É sabido que o cristal necessita limpeza energética, circulação e troca energética, coisa meio dificil dentro de um acondicionamento impermeável e propícios ao acumulo de vibrações ou informações daquele que usou o cristal.
Minha opinião pessoal é que, ideal cada pessoa ter o seu conjunto para uso, trazendo ao consultório e aplicando em casa, instruidos pelo terapeuta.
A aplicação é muito fácil, e o conjunto Cristal pode se tornar a sua farmácia de primeiros socorros para associaçõa com outros tratamentos.
Quanto a lapidação, quanto menor a interferência humana, melhor a ação do cristal.
Teminais individuais coloridos em substituição às laminas que se usam comumente e que obrigam a cosntantes trocas, também facilitam a aplicação.
Mas nunca se esqueça que o principal é a intenção de quem aplica, é a pessoa que está aplicando e aquele que vai receber. A cromopuntura facilita o MOMENTUM de cura do paciente.
Espero ter ajudado a esclarecer a sua questão. Escrevam e participem usando clicando em comentários. Muita luz pra você!
quarta-feira, junho 11, 2008
terça-feira, junho 10, 2008
sábado, maio 31, 2008
Yin e Yang
No estudo da Medicina Tradicional Chinesa vamos encontrar um mapeamento do corpo humano onde os Canais de Energia, qual vias e rios tortuosos (Meridianos) atravessam a topografia fisiológica num circuito intrincado, irrigando nosso solo de energia, interligando e tormando coesos nossos diversos Sistemas, promovendo assim a manutenção da Vida.
Os Pontos ou Acupontos são a ponte entre a existência do nosso universo material interior e o meio ou existência exterior. São como pequenos chakras (do indi) distribuidos por todo nosso corpo: são Pontos sensiveis que respondem aos estimulos externos; Pontos eletropermeáveis ( que podem ser tratados por Eletroacupuntura, Magnetoterapia) que intercambiam energia e respodem também a estímulos mecânicos como a pressão (Do-In, Shiatsu ou Acupressão),reagem também a inserção de agulhas(Acupuntura) e reacionam a introdução da luz (Colorpuntura, Cromopuntura).
Os Acupontos tem especificidade: desde aqueles Pontos que atuam localmente e ajudam a atenuar dores e edemas, por exemplo, bem como aqueles Pontos com eficiência bem precisa e ampla, que tratam os órgãos e suas afecções por ressonância e irradiação.
São mais de 2000 pontos conhecidos e para conhecer a ação de cada um deles bem como suas ações associadas deve-se recorrer a leituras específicas sobre Medicina
Tradicional Chinesa (vide bibliogarfias).
Há no corpo humano os chamados Pontos Clássicos da Medicina Chinesa conhecidos e utilizados a pelo menos 5000 anos, e os Pontos Novos atribuidos a estudos mais recentes, tais como os mapeamentos da eletroacupuntura de Voll, os mapeamentos das zonas reflexas ou zonas correspondentes - nas mãos , nos pés, no rosto, no crânio, no pavilhão auricular(ou microssistemas que pequenas áreas para representar o todo).
Podemos adotar as normas técnicas de aplicação que são seguramente eficazes porque já foram testadas inumeras vezes ao longo das incontáveis gerações de estudiosos, e com a observação e comprovação de seus efeitos e eficácia elaboraram o que chamamos Protocolos.
Você pode facilmente traduzir um protocolo de acupuntura para a linguagem do código das luzes, conhecendo as propriedades de cada um deles e qual o objetivo que vc deseja atingir.
O povo chinês é admirável na sua disciplina, observação e capacidade de associação prática. Os tradicionais protocolos de acupuntura tem como fundamento o conhecimento de cad parte, bem como das associações de pontos e sua função conjugada, por isso devemos tomar cautela ao escolher um protocolo.
O homem é influenciado pela energia telúrica- energia da Terra(Yin) e a energia do Sol, ou energia que vem do Céu (Yang), sendo ele o Ponto de união e troca entre estas duas energias que são dinâmicas e em eterno movimento e busca de equilibrio.
A figura do Tai Chi representa e descreve bem a dança destas duas energias que se manifestam em todas as coisas, e demonstra que em cada energia está a semente do seu oposto.
A grosso modo podemos compreender que nosso corpo está constantemente buscando este equilibrio dinãmico.
Podemos afirmar que nosso corpo apresenta sinais de adoecimento quando este equilibrio é perdido. Dessa forma todo sintoma tem origem num desequilibrio destas duas forças yin e yang. O que se manifesta externamente é um efeito do desequilibrio e não a causa. (leia sobre a Origem das doenças em textos teóricos).
Para fins de tratamento dos diversos desequilibrios energéticos, os chineses classificaram pelos principios Yin e Yang tanto os diversos Meridianos os Pontos e também as sindromes que podemos encontrar.
quinta-feira, maio 08, 2008
Tratamento Cromoterapia
extraido do site http://www.cecth.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=57&Itemid=57
Por Rodolfo Correa Lima 03/12/2007
A cromoterapia – o emprego adequado da cor como elemento terapêutico e mantenedor do equilíbrio e da harmonia orgânicos – não é uma moda ou um culto, nem foi recentemente inventada ou descoberta. Já era empregada, na era de Ouro da Grécia, nos templos de luz e cor de Heliópolis e no antigo Egito, tendo sido venerada pelas antigas civilizações da Índia e da China.
O conhecimento esotérico explica a cromoterapia como um sistema para melhorar as doenças e desordens dos corpos mental, emocional e físico, proporcionando a cada um a vibração que lhe falta através da energia da luz manifestada pelas cores.
Como se sabe, assim como nossos ouvidos captam o som de uma corda vibrante conforme a freqüência de sua vibração, nossos olhos são sensibilizados de acordo com a freqüência de vibração da luz, criando em nosso cérebro a sensação da cor. As freqüências mais baixas dão-nos a sensação do vermelho e as mais altas do violeta. As freqüências mais baixas que o vermelho (infravermelho) não são vistas, mas sentidas por nós como ondas de calor. As freqüências mais altas que o violeta (ultravioletas), igualmente invisíveis, produzem forte efeito sobre os organismos vivos, pois são ondas de alta energia.
Para a ciência esotérica, o sol, grande doador de energia e bem estar, é o foco central do poder de Deus no sistema zodiacal e nos sistemas humanos. As ondas de energia dele provenientes criam, sustentam e renovam a vida em nosso planeta e em todos os outros do zodíaco. Os mesmos princípios que mantém a vida no sistema cósmico mantém o homem em seu sistema macrocósmico.
Os ocultistas vêem a vida como a essência que atua sobre e através de todas as formas físicas, etéreas, astrais e mentais, em todos os planos de existência. E consideram que seu processo pode ser acelerado ou tratado pela ação do meio ambiente e de diversas circunstâncias, assim como pelos esforços do próprio indivíduo.
De acordo com essa concepção, todo o efeito sentido no corpo físico tem sua causa seja no corpo mental, no emocional ou em ambos. Em outras palavras, seu conceito de saúde baseia-se na crença de que os pensamentos destrutivos, os maus sentimentos e os atos nocivos estabelecem tendências nos diferentes planos da existência e com o tempo, produzem a enfermidade por autopropagação contínua de suas vibrações. Para que o desequilíbrio energético desapareça, devem ser substituídos por pensamentos construtivos, sentimentos de amor e alegria, atos de ajuda – fontes da saúde mental, emocional e física.
Considerando agora que todo pensamento expressa-se em vibrações cujas cores refletem sua qualidade, chega-se à conclusão de que cada pessoa matiza seu próprio universo com as cores predominantes do seu caráter ou de suas reações emocionais costumeiras.
Aliás, essa teoria é também comprovada em psicologia que, fundamentada na fisiologia da percepção das cores, elaborou diversos testes de personalidades que são utilizados técnica de psicodiagnóstico. Um dos testes mais conhecidos é o das pirâmides coloridas de Pfister, que utilizando 10 cores e 24 matizes revela os diversos aspectos da dinâmica dos afetos, diferenciação emocional, entre outros, a nível consciente, pré-consciente e inconsciente.
Jacob Bonggren em seu livro Cromoterapia Esotérica dá alguns exemplos da relação existente entre os sentimentos, suas irradiações em cores, e desequilíbrios energéticos:
A ira e a cólera, indicadas na aura pela cor vermelho-escura, causam apoplexia (afecção cerebral com privação dos sentidos e do movimento);
A ambição desenfreada dá a aura um alaranjado sem brilho e provoca reumatismo;
O orgulho que colore a aura de alaranjado-pardo, origina a artrite;
A cobiça e a inveja conferem à aura uma tonalidade verde-escura com pontos negros e ocasionam o excesso de ácido úrico;
A falta de entusiasmo e de interesse, manifesta-se na aura por uma cor cinza-escura, gera depressões e doenças da pele;
A falta de idéias se faz representar por um tom vermelho-violeta sem brilho, expressando-se em forma de melancolia e tristeza, causa de problemas respiratórios.
O EQULÍBRIO ENERGÉTICO PELA COR
Os desequilíbrios energéticos podem ser classificados em dois grupos:
OS DE ORIGEM FÍSICA – infecciosas ou induzidas por um meio ambiente contaminado;
OS DE ORIGEM METAFÍSICA – que derivam da consciência do indivíduo, da sua conduta emocional e atitude mental.
A cor pode aliviar ambas as classes de desequilíbrios energéticos, não como substituta dos remédios, mas com o poder original da luz que trabalha em todos os níveis do ser como a mais potente força cósmica. Em qualquer caso, o que se faz é aplicar uma radiação de cor que, se realmente corresponder ao estado patológico resultará na melhora do cliente.
Os métodos de diagnóstico podem ser físicos ou metafísicos. Os primeiros observam os sintomas e os segundos as causas, radicadas na aura (ou atmosfera magnética) do indivíduo, por intermédio de um Terapeuta experiente ou da “lâmpada ardente” (uma técnica especial e uma tanto complexa). Através desses métodos, procura-se descobrir as cores que faltam num determinado corpo e como promover seu equilíbrio, eliminando assim a disfunção. Nesse sentido, verificam-se os hábitos, os humores e reações do cliente.
O hindu Jwala P. Munsiff descobriu, após inúmeras experiências, que o diagnóstico da cor que falta a um indivíduo pode ser feito por meio de exame das cores do globo ocular, unhas, urinas e fezes. Às vezes a cor dos olhos pode falsear o diagnóstico, porém, as cores dos outros três elementos dão a indicação correta, desfazendo as dúvidas que possam aparecer.
Detectada o desequilíbrio energético ou a deficiência da quantidade de brilho solar no organismo, ela será suprida através da inalação, introdução ou projeção dos tons necessários. Como métodos físicos podemos citar os seguintes:
Um quarto giratório que acompanha a luz do sol durante todo o dia. Através de véus da cor necessária, colocada sobre a parede transparente do quarto, o cliente recebe a irradiação correta a qualquer hora do dia e em qualquer ângulo;
De forma semelhante, pode-se usar véus coloridos nas janelas da casa onde bate a luz do sol; O cliente pode ter o corpo todo envolvido por véus coloridos para receber os raios de sol; Para alguns tipos de enfermidades, como paralisia, são usados sacos feitos com duas medidas de algodão e uma de sal. Os sacos de sal carregam-se de cor ao ficarem expostos à radiação da luz solar ou de uma lâmpada, durante uma hora antes de serem usados;
Uma das maneiras mais eficazes de se restaurar o equilíbrio da cor em um organismo é através da alimentação. As frutas, os vegetais e os cereais recebem a maior parte de sua energia diretamente da luz do sol e do magnetismo da terra, em diferentes graus de acordo com suas qualidades naturais. Por exemplo: a ação do raio laranja poderá ser ativada por uma alimentação que incluam vegetais e frutas de casca alaranjada, tais como a tangerina, melão, manga, pêssego, cenoura, abóbora, etc.;
A água solarizada, método criado pelo Dr. Babbit – autor de Os princípios da luz e da cor – consiste em beber a água depois de exposta à luz do sol em frasco colorido. O frasco deve ficar em exposição ao sol no período da manhã, até às 10 horas, no máximo. Mesmo que o tempo esteja nublado, a água solariza assim mesmo.
Hoje utilizamos também o óleo canforado, sofrendo este mesmo processo de solarização em frascos coloridos, para dores musculares, cólicas, etc.;
A lâmpada terapêutica de cor ou luz solar artificial é muito utilizada em clínicas, lugares sem sol e durante a noite. Constitui o tratamento mais comum na cromoterapia. Quanto aos métodos metafísicos, deve-se destacar:
A respiração pela cor – consiste em inspirar visualizando a cor, projetando-a para dentro do corpo e mentalizando seus benefícios;
As irradiações mentalizadas – aqui o Terapeuta Holístico faz idênticas radiações de cor sem se servir de nenhum aparato externo, mas apenas de seus próprios veículos superiores, como a utilização do calor das mãos, a mentalização e a introspecção.
OS CHAKRAS
--------------------------------------------------------------------------------
Chakra Coronário: Violeta / Magenta
Está localizado bem no alto da cabeça, no ponto onde uma linha traçada diretamente do centro do nariz cruza com outra linha tirada do centro das orelhas.
O chakra coronário estimula a glândula pineal, que regula nossa quantidade de sono e outros aspectos da medida de luz no corpo, dando-nos informações sobre o tempo, as estações e os ciclos. Portanto, este centro é fortemente afetado pela quantidade de luz a que somos expostos. Também está associado aos níveis superiores das faculdades humanas, incluindo-se aí nossa percepção do belo e de nossa espiritualidade. Considerado do ponto de vista esotérico como nossa ligação com as forças do cosmo.
Elemento: Nenhum.
Objetivo: Espiritualidade.
Efeitos Físicos: Pode ser usado em casos de contusão, reumatismo, tumores, distúrbios nos rins e bexiga, inflamações cérebro-espinhais e doenças físicas do sistema nervoso. Apresenta a vibração mais alta dos sete raios principais.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Está associado à glândula pituitária e ao chakra coronário, o centro do entendimento espiritual. O violeta vai até mesmo além do índigo no trato de distúrbios mentais e psicológicos. É especialmente útil para pessoas que são, por natureza, extremamente tensas e nervosas, ou sofrem de neurose, sendo geralmente utilizado para tratar da turbulência e irascibilidade de um temperamento artístico exacerbado. É útil na restauração da confiança e também uma ajuda ponderável no desenvolvimento das faculdades psíquicas e espirituais.
Magenta
Efeitos Físicos: Sem ser um dos sete raios principais, a cor magenta é muito útil na cromoterapia.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Usado exclusivamente em nível espiritual, como um auxiliar na compreensão espiritual quando mudanças realmente mais importantes ocorrem na vida. Considera-se que o magenta possibilite ao espírito entrar em contato com a consciência universal.
Efeitos Físicos: Abastece o corpo físico com energia e vitalidade, especialmente as funções restauradoras do corpo. Prende-nos à vida e nos ajuda a sobreviver. O tratamento com vermelho aquece e a produção de adrenalina. É bom contra a anemia, pressão baixa e perda de vitalidade; dores de cabeça devidas a congestionamentos, intestino preguiçoso, baixa libido; dissipa a letargia, a inércia e o cansaço, assim como gripes e resfriados crônicos. (Por ser tão atuante, o vermelho é a cor mais poderosa de todas e precisa ser usado com parcimônia no processo terapêutico, sendo evitado em casos de pressão alta.) Tem ação expansiva.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Anima, dá confiança, força de vontade, coragem e presteza para tomar iniciativa e superar a depressão, o medo e as preocupações.
--------------------------------------------------------------------------------
Chakra Frontal: Índigo
Este chakra está localizado entre as sobrancelhas.
Estimula os sentidos e está associado à glândula pituitária, que regula as funções vitais. É conhecido, portanto, como o centro de controle do corpo e do espírito e pode afetar profundamente nosso estado de espírito e nossa atitude. Com o chakra coronário, este chakra regula as aspirações superiores da alma. Ele concentra a imaginação, o conhecimento, a sabedoria, o discernimento e a intuição.
Elemento: Nenhum.
Objetivo: Sabedoria independente das experiências de vida.
Índigo
Efeitos Físicos: Combina fortemente os atributos do azul-escuro e a influência do vermelho. Ao nível físico, o índigo é semelhante ao azul e assim é também um bom refrescante, calmante e suavizante, baixando a pressão e estancando a hemorragia. É muito associado ao sistema nervoso, especialmente com órgãos da vista e da audição, que estão intimamente relacionados ao chakra frontal, algumas vezes conhecido como “terceiro olho”. Assim, pode ser usado no tratamento de problemas com os olhos e orelhas, e também do nariz. Pode ser útil contra asma e dispepsia. O índigo também pode produzir insensibilidade à dor e assim pode Ter características anestésicas.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Por influir principalmente sobre a glândula pineal, o índigo afeta mais fortemente os aspectos nervosos, mentais e físicos relativos ao nosso bem-estar e a nossas qualidades potenciais. Pode acalmar a raiva, acesso de cólera ou histeria. É considerado útil mesmo contra graves doenças mentais, incluindo-se obsessões e psicoses, assim como no trato de dificuldades psíquicas.
--------------------------------------------------------------------------------
Chakra da Garganta: Azul / Turquesa
O chakra da garganta localiza-se no meio da região da garganta, atrás da linha central do pescoço. É o centro da comunicação e a ponte entre os sentimentos do coração e os pensamentos da mente. É o centro dos impulsos espirituais naturais. Suas características são a energia da vontade, criatividade e expressão pessoal.
Elemento: Nenhum.
Objetivo: Expressão pessoal à verdade de qual lugar do mundo nunca.
Efeitos Físicos: Exerce um efeito predominante constritor, refrescante, restritivo ou redutor, em contraste com o efeito estimulante e dilatador do vermelho. É muito indicado para acalmar os processos e atenuar as questões do corpo e da mente. Anti-séptico e adstringente; bom no tratamento de qualquer tipo de infecções onde haja febre, inflamação ou aumento de temperatura. Aí de incluem a maioria das doenças infantis, como sarampo e caxumba. O azul é também bom contra espasmos, picadas, coceiras, dores de cabeça, dores menstruais e insônia, além de tratamento de choque. Por fim, pode ser usado em todos os problemas da garganta, aos quais está especialmente relacionado.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: O azul é a cor clássica na ajuda a todo tipo de expressão pessoal, incluindo-se problemas com a fala. É extremamente poderoso para restaurar a paz e a tranqüilidade onde haja excesso de excitação, estresse ou histeria.
Turquesa
Efeitos Físicos: Agente igualmente importante tanto na prevenção quanto no tratamento. As propriedades do turquesa são semelhantes às do azul. É uma cor também relacionada à garganta, assim como aos pulmões. Assim, atua como antiinflamatório, mas tem o valor adicional de aumentar a imunidade a todo tipo de influências indesejáveis ou danosas, de gripes ou resfriados a HIV e outras sérias condições de imunodeficiência.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Aumenta a resistência a influências emocionais, ou mesmo de outras pessoas de quem quer se proteger.
--------------------------------------------------------------------------------
Chakra Cardíaco: Verde
O chakra cardíaco está localizado no nível do coração. Tem uma posição central entre os outros chakras e está igualmente no centro do sistema energético humano.
Este chakra representa o equilíbrio e a proteção da energia pura e inocente do coração. Também governa a mente superior. As características a ele associadas são amor, amizade, fraternidade e liberdade.
Elemento: Ar.
Objetivo: Viver em harmonia com os outros.
Efeitos Físicos: O verde é usado em muitas questões de saúde relacionadas ao seu órgão correspondente, o coração, incluindo-se os problemas de pressão. É também bom contra úlceras, para aliviar dores de cabeça e sintomas do resfriado, e ainda para acalmar o sistema nervoso. É largamente recomendado para o tratamento do câncer, um estado de desequilíbrio extremo das células. É útil na drenagem dos tecidos. Finalmente, o verde pode ser usado mais geralmente para purificar e desintoxicar o sangue e reajustar ou reequilibrar o corpo como um todo.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: O verde é claro, é a cor da natureza e do nascimento da vida, da renovação e do frescor e do viço da primavera. É também a cor do equilíbrio, estando localizado no ponto mediano do espectro das cores. A clorofila é o que produz o verdor das plantas. Muitas pessoas que trabalham com as cores acreditam que a relativa falta de verde nas áreas urbanas seja um dos principais fatores causadores da degeneração do espírito humano e dos crimes e privações que acontecem nas áreas centrais das cidades. Bom para o tratamento das condições emocionais e psicológicas que envolvem o estresse ou a repressão das emoções, o verde é ao mesmo tempo indicado contra determinados tipos de medo; medo de se dar, medo de envolvimento ou de ser magoado.
--------------------------------------------------------------------------------
Chakra do Plexo Solar: Amarelo
Localizado na região do estômago (não o abdome), logo abaixo do esterno, este chakra é considerado o centro que aproveita nosso poder pessoal e suporta nossa natureza instintiva. Dá energia aos órgãos digestivos e governa as funções mentais inferiores.
Suas características são amor-próprio e auto-estima, confiança, poder e escolha.
Elemento: Fogo.
Objetivo: Sintonia com o ambiente.
Efeitos Físicos: Um centro importante de todo o sistema nervoso, é um bom tratamento contra a exaustão nervosa. Também controla o processo digestivo; isso significa que tem influência sobre as funções eliminadoras do fígado e dos intestinos; portanto, é um excelente purificador de todo o organismo e especialmente da pele. Assim como problemas de pele, indigestão, constipação e problemas no fígado, o amarelo é bom contra diabetes. Também pode ser usado em casos de hérnia, reumatismo e artrite. Diz-se também que ajuda a restaurar o nível de absorções.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Bastante conhecido como estimulante das faculdades intelectuais, da mente lógica e da faculdade da razão, o amarelo é, pois, associado com o poder e o autocontrole. Depois do branco, o amarelo é a cor mais próxima dos raios solares, em brilho e matriz, e assim, quase sempre, tem um efeito estimulante sobre nosso humor, proporcionando uma atitude harmoniosa em relação à vida, com um senso de equilíbrio e otimismo.
--------------------------------------------------------------------------------
Chacra Sacro: Laranja
O chakra está localizado na região pélvica, logo abaixo do umbigo e voltado para a coluna.
Representa nosso bem-estar pessoal em relação a como nos sentimos em relação a nós mesmo. Está associado a reprodução, ao movimento, à sensualidade e à vitalidade. Governa nossas emoções e o fluxo de fluidos ao longo do corpo. É também ligado ao regime da lua e das marés, e também a todos os ciclos e ritmos que afetam o corpo.
As características a ele associadas são a sensação de bem-estar, prazer, sexualidade, aceitação do próprio sexo e prosperidade.
Elemento: Água.
Objetivo: Criatividade no plano físico e vitalidade.
Efeitos Físicos: Controla o baço e, portanto, pode ser usado para tratar de infecções e outros distúrbios desse órgão, assim como de infecções nos rins, bronquites e outros problemas com os pulmões, problemas na base das costas, dores menstruais, tratamento do pós-parto e cálculos biliares. É bom para estimular o apetite. Auxilia nos processos de assimilação, distribuição e circulação do corpo. Estimula a procriação e a sensualidade. (Tendo um componente vermelho, o laranja também precisa ser usado com certa cautela. Não deve ser usado em casos de pressão alta.)
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Pode proporcionar um estímulo físico e mental e uma liberação de energia situando-se, ao que parece, num meio termo entre o raio vermelho do físico e o raio amarelo do intelecto. Reduz a repressão e faz superar as inibições, alargando a mente e abrindo-a para novas idéias. Induz a compreensão e a tolerância. Aumenta a vitalidade a ajuda-nos a lidar com a depressão. Eleva o ânimo e também ajuda a fornecer vitalidade e o vigor físico para lidar com a vida quando esta parece esmagadora e incontrolável.
--------------------------------------------------------------------------------
Chakra Raiz: Vermelho
Localizado na base da coluna vertebral, este chakra está relacionado a nossas ligações mais elementares com a vida e a terra, a sobrevivência e as formas mais primitivas e fundamentais de nossa força vital.
As características emocionais e virtudes a ele associadas são paciência, segurança, estabilidade, estrutura e a capacidade de projetar os sonhos na realidade.
Elementos: Terra.
Objetivo: Sobrevivência no mundo físico.
Efeitos Físicos: Abastecem o corpo físico com energia e vitalidade, especialmente as funções restauradoras do corpo. Prende-nos à vida e nos ajuda a sobreviver. O tratamento com vermelho aquece e a produção de adrenalina. É bom contra a anemia, pressão baixa e perda de vitalidade; dores de cabeça devidas a congestionamentos, intestino preguiçoso, baixa libido; dissipa a letargia, a inércia e o cansaço, assim como gripes e resfriados crônicos. (Por ser tão atuante, o vermelho é a cor mais poderosa de todas e precisa ser usado com parcimônia no processo terapêutico, sendo evitado em casos de pressão alta.) Tem ação expansiva.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Anima, dá confiança, força de vontade, coragem e presteza para tomar iniciativa e superar a depressão, o medo e as preocupações.
Por Rodolfo Correa Lima 03/12/2007
A cromoterapia – o emprego adequado da cor como elemento terapêutico e mantenedor do equilíbrio e da harmonia orgânicos – não é uma moda ou um culto, nem foi recentemente inventada ou descoberta. Já era empregada, na era de Ouro da Grécia, nos templos de luz e cor de Heliópolis e no antigo Egito, tendo sido venerada pelas antigas civilizações da Índia e da China.
O conhecimento esotérico explica a cromoterapia como um sistema para melhorar as doenças e desordens dos corpos mental, emocional e físico, proporcionando a cada um a vibração que lhe falta através da energia da luz manifestada pelas cores.
Como se sabe, assim como nossos ouvidos captam o som de uma corda vibrante conforme a freqüência de sua vibração, nossos olhos são sensibilizados de acordo com a freqüência de vibração da luz, criando em nosso cérebro a sensação da cor. As freqüências mais baixas dão-nos a sensação do vermelho e as mais altas do violeta. As freqüências mais baixas que o vermelho (infravermelho) não são vistas, mas sentidas por nós como ondas de calor. As freqüências mais altas que o violeta (ultravioletas), igualmente invisíveis, produzem forte efeito sobre os organismos vivos, pois são ondas de alta energia.
Para a ciência esotérica, o sol, grande doador de energia e bem estar, é o foco central do poder de Deus no sistema zodiacal e nos sistemas humanos. As ondas de energia dele provenientes criam, sustentam e renovam a vida em nosso planeta e em todos os outros do zodíaco. Os mesmos princípios que mantém a vida no sistema cósmico mantém o homem em seu sistema macrocósmico.
Os ocultistas vêem a vida como a essência que atua sobre e através de todas as formas físicas, etéreas, astrais e mentais, em todos os planos de existência. E consideram que seu processo pode ser acelerado ou tratado pela ação do meio ambiente e de diversas circunstâncias, assim como pelos esforços do próprio indivíduo.
De acordo com essa concepção, todo o efeito sentido no corpo físico tem sua causa seja no corpo mental, no emocional ou em ambos. Em outras palavras, seu conceito de saúde baseia-se na crença de que os pensamentos destrutivos, os maus sentimentos e os atos nocivos estabelecem tendências nos diferentes planos da existência e com o tempo, produzem a enfermidade por autopropagação contínua de suas vibrações. Para que o desequilíbrio energético desapareça, devem ser substituídos por pensamentos construtivos, sentimentos de amor e alegria, atos de ajuda – fontes da saúde mental, emocional e física.
Considerando agora que todo pensamento expressa-se em vibrações cujas cores refletem sua qualidade, chega-se à conclusão de que cada pessoa matiza seu próprio universo com as cores predominantes do seu caráter ou de suas reações emocionais costumeiras.
Aliás, essa teoria é também comprovada em psicologia que, fundamentada na fisiologia da percepção das cores, elaborou diversos testes de personalidades que são utilizados técnica de psicodiagnóstico. Um dos testes mais conhecidos é o das pirâmides coloridas de Pfister, que utilizando 10 cores e 24 matizes revela os diversos aspectos da dinâmica dos afetos, diferenciação emocional, entre outros, a nível consciente, pré-consciente e inconsciente.
Jacob Bonggren em seu livro Cromoterapia Esotérica dá alguns exemplos da relação existente entre os sentimentos, suas irradiações em cores, e desequilíbrios energéticos:
A ira e a cólera, indicadas na aura pela cor vermelho-escura, causam apoplexia (afecção cerebral com privação dos sentidos e do movimento);
A ambição desenfreada dá a aura um alaranjado sem brilho e provoca reumatismo;
O orgulho que colore a aura de alaranjado-pardo, origina a artrite;
A cobiça e a inveja conferem à aura uma tonalidade verde-escura com pontos negros e ocasionam o excesso de ácido úrico;
A falta de entusiasmo e de interesse, manifesta-se na aura por uma cor cinza-escura, gera depressões e doenças da pele;
A falta de idéias se faz representar por um tom vermelho-violeta sem brilho, expressando-se em forma de melancolia e tristeza, causa de problemas respiratórios.
O EQULÍBRIO ENERGÉTICO PELA COR
Os desequilíbrios energéticos podem ser classificados em dois grupos:
OS DE ORIGEM FÍSICA – infecciosas ou induzidas por um meio ambiente contaminado;
OS DE ORIGEM METAFÍSICA – que derivam da consciência do indivíduo, da sua conduta emocional e atitude mental.
A cor pode aliviar ambas as classes de desequilíbrios energéticos, não como substituta dos remédios, mas com o poder original da luz que trabalha em todos os níveis do ser como a mais potente força cósmica. Em qualquer caso, o que se faz é aplicar uma radiação de cor que, se realmente corresponder ao estado patológico resultará na melhora do cliente.
Os métodos de diagnóstico podem ser físicos ou metafísicos. Os primeiros observam os sintomas e os segundos as causas, radicadas na aura (ou atmosfera magnética) do indivíduo, por intermédio de um Terapeuta experiente ou da “lâmpada ardente” (uma técnica especial e uma tanto complexa). Através desses métodos, procura-se descobrir as cores que faltam num determinado corpo e como promover seu equilíbrio, eliminando assim a disfunção. Nesse sentido, verificam-se os hábitos, os humores e reações do cliente.
O hindu Jwala P. Munsiff descobriu, após inúmeras experiências, que o diagnóstico da cor que falta a um indivíduo pode ser feito por meio de exame das cores do globo ocular, unhas, urinas e fezes. Às vezes a cor dos olhos pode falsear o diagnóstico, porém, as cores dos outros três elementos dão a indicação correta, desfazendo as dúvidas que possam aparecer.
Detectada o desequilíbrio energético ou a deficiência da quantidade de brilho solar no organismo, ela será suprida através da inalação, introdução ou projeção dos tons necessários. Como métodos físicos podemos citar os seguintes:
Um quarto giratório que acompanha a luz do sol durante todo o dia. Através de véus da cor necessária, colocada sobre a parede transparente do quarto, o cliente recebe a irradiação correta a qualquer hora do dia e em qualquer ângulo;
De forma semelhante, pode-se usar véus coloridos nas janelas da casa onde bate a luz do sol; O cliente pode ter o corpo todo envolvido por véus coloridos para receber os raios de sol; Para alguns tipos de enfermidades, como paralisia, são usados sacos feitos com duas medidas de algodão e uma de sal. Os sacos de sal carregam-se de cor ao ficarem expostos à radiação da luz solar ou de uma lâmpada, durante uma hora antes de serem usados;
Uma das maneiras mais eficazes de se restaurar o equilíbrio da cor em um organismo é através da alimentação. As frutas, os vegetais e os cereais recebem a maior parte de sua energia diretamente da luz do sol e do magnetismo da terra, em diferentes graus de acordo com suas qualidades naturais. Por exemplo: a ação do raio laranja poderá ser ativada por uma alimentação que incluam vegetais e frutas de casca alaranjada, tais como a tangerina, melão, manga, pêssego, cenoura, abóbora, etc.;
A água solarizada, método criado pelo Dr. Babbit – autor de Os princípios da luz e da cor – consiste em beber a água depois de exposta à luz do sol em frasco colorido. O frasco deve ficar em exposição ao sol no período da manhã, até às 10 horas, no máximo. Mesmo que o tempo esteja nublado, a água solariza assim mesmo.
Hoje utilizamos também o óleo canforado, sofrendo este mesmo processo de solarização em frascos coloridos, para dores musculares, cólicas, etc.;
A lâmpada terapêutica de cor ou luz solar artificial é muito utilizada em clínicas, lugares sem sol e durante a noite. Constitui o tratamento mais comum na cromoterapia. Quanto aos métodos metafísicos, deve-se destacar:
A respiração pela cor – consiste em inspirar visualizando a cor, projetando-a para dentro do corpo e mentalizando seus benefícios;
As irradiações mentalizadas – aqui o Terapeuta Holístico faz idênticas radiações de cor sem se servir de nenhum aparato externo, mas apenas de seus próprios veículos superiores, como a utilização do calor das mãos, a mentalização e a introspecção.
OS CHAKRAS
--------------------------------------------------------------------------------
Chakra Coronário: Violeta / Magenta
Está localizado bem no alto da cabeça, no ponto onde uma linha traçada diretamente do centro do nariz cruza com outra linha tirada do centro das orelhas.
O chakra coronário estimula a glândula pineal, que regula nossa quantidade de sono e outros aspectos da medida de luz no corpo, dando-nos informações sobre o tempo, as estações e os ciclos. Portanto, este centro é fortemente afetado pela quantidade de luz a que somos expostos. Também está associado aos níveis superiores das faculdades humanas, incluindo-se aí nossa percepção do belo e de nossa espiritualidade. Considerado do ponto de vista esotérico como nossa ligação com as forças do cosmo.
Elemento: Nenhum.
Objetivo: Espiritualidade.
Efeitos Físicos: Pode ser usado em casos de contusão, reumatismo, tumores, distúrbios nos rins e bexiga, inflamações cérebro-espinhais e doenças físicas do sistema nervoso. Apresenta a vibração mais alta dos sete raios principais.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Está associado à glândula pituitária e ao chakra coronário, o centro do entendimento espiritual. O violeta vai até mesmo além do índigo no trato de distúrbios mentais e psicológicos. É especialmente útil para pessoas que são, por natureza, extremamente tensas e nervosas, ou sofrem de neurose, sendo geralmente utilizado para tratar da turbulência e irascibilidade de um temperamento artístico exacerbado. É útil na restauração da confiança e também uma ajuda ponderável no desenvolvimento das faculdades psíquicas e espirituais.
Magenta
Efeitos Físicos: Sem ser um dos sete raios principais, a cor magenta é muito útil na cromoterapia.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Usado exclusivamente em nível espiritual, como um auxiliar na compreensão espiritual quando mudanças realmente mais importantes ocorrem na vida. Considera-se que o magenta possibilite ao espírito entrar em contato com a consciência universal.
Efeitos Físicos: Abastece o corpo físico com energia e vitalidade, especialmente as funções restauradoras do corpo. Prende-nos à vida e nos ajuda a sobreviver. O tratamento com vermelho aquece e a produção de adrenalina. É bom contra a anemia, pressão baixa e perda de vitalidade; dores de cabeça devidas a congestionamentos, intestino preguiçoso, baixa libido; dissipa a letargia, a inércia e o cansaço, assim como gripes e resfriados crônicos. (Por ser tão atuante, o vermelho é a cor mais poderosa de todas e precisa ser usado com parcimônia no processo terapêutico, sendo evitado em casos de pressão alta.) Tem ação expansiva.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Anima, dá confiança, força de vontade, coragem e presteza para tomar iniciativa e superar a depressão, o medo e as preocupações.
--------------------------------------------------------------------------------
Chakra Frontal: Índigo
Este chakra está localizado entre as sobrancelhas.
Estimula os sentidos e está associado à glândula pituitária, que regula as funções vitais. É conhecido, portanto, como o centro de controle do corpo e do espírito e pode afetar profundamente nosso estado de espírito e nossa atitude. Com o chakra coronário, este chakra regula as aspirações superiores da alma. Ele concentra a imaginação, o conhecimento, a sabedoria, o discernimento e a intuição.
Elemento: Nenhum.
Objetivo: Sabedoria independente das experiências de vida.
Índigo
Efeitos Físicos: Combina fortemente os atributos do azul-escuro e a influência do vermelho. Ao nível físico, o índigo é semelhante ao azul e assim é também um bom refrescante, calmante e suavizante, baixando a pressão e estancando a hemorragia. É muito associado ao sistema nervoso, especialmente com órgãos da vista e da audição, que estão intimamente relacionados ao chakra frontal, algumas vezes conhecido como “terceiro olho”. Assim, pode ser usado no tratamento de problemas com os olhos e orelhas, e também do nariz. Pode ser útil contra asma e dispepsia. O índigo também pode produzir insensibilidade à dor e assim pode Ter características anestésicas.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Por influir principalmente sobre a glândula pineal, o índigo afeta mais fortemente os aspectos nervosos, mentais e físicos relativos ao nosso bem-estar e a nossas qualidades potenciais. Pode acalmar a raiva, acesso de cólera ou histeria. É considerado útil mesmo contra graves doenças mentais, incluindo-se obsessões e psicoses, assim como no trato de dificuldades psíquicas.
--------------------------------------------------------------------------------
Chakra da Garganta: Azul / Turquesa
O chakra da garganta localiza-se no meio da região da garganta, atrás da linha central do pescoço. É o centro da comunicação e a ponte entre os sentimentos do coração e os pensamentos da mente. É o centro dos impulsos espirituais naturais. Suas características são a energia da vontade, criatividade e expressão pessoal.
Elemento: Nenhum.
Objetivo: Expressão pessoal à verdade de qual lugar do mundo nunca.
Efeitos Físicos: Exerce um efeito predominante constritor, refrescante, restritivo ou redutor, em contraste com o efeito estimulante e dilatador do vermelho. É muito indicado para acalmar os processos e atenuar as questões do corpo e da mente. Anti-séptico e adstringente; bom no tratamento de qualquer tipo de infecções onde haja febre, inflamação ou aumento de temperatura. Aí de incluem a maioria das doenças infantis, como sarampo e caxumba. O azul é também bom contra espasmos, picadas, coceiras, dores de cabeça, dores menstruais e insônia, além de tratamento de choque. Por fim, pode ser usado em todos os problemas da garganta, aos quais está especialmente relacionado.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: O azul é a cor clássica na ajuda a todo tipo de expressão pessoal, incluindo-se problemas com a fala. É extremamente poderoso para restaurar a paz e a tranqüilidade onde haja excesso de excitação, estresse ou histeria.
Turquesa
Efeitos Físicos: Agente igualmente importante tanto na prevenção quanto no tratamento. As propriedades do turquesa são semelhantes às do azul. É uma cor também relacionada à garganta, assim como aos pulmões. Assim, atua como antiinflamatório, mas tem o valor adicional de aumentar a imunidade a todo tipo de influências indesejáveis ou danosas, de gripes ou resfriados a HIV e outras sérias condições de imunodeficiência.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Aumenta a resistência a influências emocionais, ou mesmo de outras pessoas de quem quer se proteger.
--------------------------------------------------------------------------------
Chakra Cardíaco: Verde
O chakra cardíaco está localizado no nível do coração. Tem uma posição central entre os outros chakras e está igualmente no centro do sistema energético humano.
Este chakra representa o equilíbrio e a proteção da energia pura e inocente do coração. Também governa a mente superior. As características a ele associadas são amor, amizade, fraternidade e liberdade.
Elemento: Ar.
Objetivo: Viver em harmonia com os outros.
Efeitos Físicos: O verde é usado em muitas questões de saúde relacionadas ao seu órgão correspondente, o coração, incluindo-se os problemas de pressão. É também bom contra úlceras, para aliviar dores de cabeça e sintomas do resfriado, e ainda para acalmar o sistema nervoso. É largamente recomendado para o tratamento do câncer, um estado de desequilíbrio extremo das células. É útil na drenagem dos tecidos. Finalmente, o verde pode ser usado mais geralmente para purificar e desintoxicar o sangue e reajustar ou reequilibrar o corpo como um todo.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: O verde é claro, é a cor da natureza e do nascimento da vida, da renovação e do frescor e do viço da primavera. É também a cor do equilíbrio, estando localizado no ponto mediano do espectro das cores. A clorofila é o que produz o verdor das plantas. Muitas pessoas que trabalham com as cores acreditam que a relativa falta de verde nas áreas urbanas seja um dos principais fatores causadores da degeneração do espírito humano e dos crimes e privações que acontecem nas áreas centrais das cidades. Bom para o tratamento das condições emocionais e psicológicas que envolvem o estresse ou a repressão das emoções, o verde é ao mesmo tempo indicado contra determinados tipos de medo; medo de se dar, medo de envolvimento ou de ser magoado.
--------------------------------------------------------------------------------
Chakra do Plexo Solar: Amarelo
Localizado na região do estômago (não o abdome), logo abaixo do esterno, este chakra é considerado o centro que aproveita nosso poder pessoal e suporta nossa natureza instintiva. Dá energia aos órgãos digestivos e governa as funções mentais inferiores.
Suas características são amor-próprio e auto-estima, confiança, poder e escolha.
Elemento: Fogo.
Objetivo: Sintonia com o ambiente.
Efeitos Físicos: Um centro importante de todo o sistema nervoso, é um bom tratamento contra a exaustão nervosa. Também controla o processo digestivo; isso significa que tem influência sobre as funções eliminadoras do fígado e dos intestinos; portanto, é um excelente purificador de todo o organismo e especialmente da pele. Assim como problemas de pele, indigestão, constipação e problemas no fígado, o amarelo é bom contra diabetes. Também pode ser usado em casos de hérnia, reumatismo e artrite. Diz-se também que ajuda a restaurar o nível de absorções.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Bastante conhecido como estimulante das faculdades intelectuais, da mente lógica e da faculdade da razão, o amarelo é, pois, associado com o poder e o autocontrole. Depois do branco, o amarelo é a cor mais próxima dos raios solares, em brilho e matriz, e assim, quase sempre, tem um efeito estimulante sobre nosso humor, proporcionando uma atitude harmoniosa em relação à vida, com um senso de equilíbrio e otimismo.
--------------------------------------------------------------------------------
Chacra Sacro: Laranja
O chakra está localizado na região pélvica, logo abaixo do umbigo e voltado para a coluna.
Representa nosso bem-estar pessoal em relação a como nos sentimos em relação a nós mesmo. Está associado a reprodução, ao movimento, à sensualidade e à vitalidade. Governa nossas emoções e o fluxo de fluidos ao longo do corpo. É também ligado ao regime da lua e das marés, e também a todos os ciclos e ritmos que afetam o corpo.
As características a ele associadas são a sensação de bem-estar, prazer, sexualidade, aceitação do próprio sexo e prosperidade.
Elemento: Água.
Objetivo: Criatividade no plano físico e vitalidade.
Efeitos Físicos: Controla o baço e, portanto, pode ser usado para tratar de infecções e outros distúrbios desse órgão, assim como de infecções nos rins, bronquites e outros problemas com os pulmões, problemas na base das costas, dores menstruais, tratamento do pós-parto e cálculos biliares. É bom para estimular o apetite. Auxilia nos processos de assimilação, distribuição e circulação do corpo. Estimula a procriação e a sensualidade. (Tendo um componente vermelho, o laranja também precisa ser usado com certa cautela. Não deve ser usado em casos de pressão alta.)
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Pode proporcionar um estímulo físico e mental e uma liberação de energia situando-se, ao que parece, num meio termo entre o raio vermelho do físico e o raio amarelo do intelecto. Reduz a repressão e faz superar as inibições, alargando a mente e abrindo-a para novas idéias. Induz a compreensão e a tolerância. Aumenta a vitalidade a ajuda-nos a lidar com a depressão. Eleva o ânimo e também ajuda a fornecer vitalidade e o vigor físico para lidar com a vida quando esta parece esmagadora e incontrolável.
--------------------------------------------------------------------------------
Chakra Raiz: Vermelho
Localizado na base da coluna vertebral, este chakra está relacionado a nossas ligações mais elementares com a vida e a terra, a sobrevivência e as formas mais primitivas e fundamentais de nossa força vital.
As características emocionais e virtudes a ele associadas são paciência, segurança, estabilidade, estrutura e a capacidade de projetar os sonhos na realidade.
Elementos: Terra.
Objetivo: Sobrevivência no mundo físico.
Efeitos Físicos: Abastecem o corpo físico com energia e vitalidade, especialmente as funções restauradoras do corpo. Prende-nos à vida e nos ajuda a sobreviver. O tratamento com vermelho aquece e a produção de adrenalina. É bom contra a anemia, pressão baixa e perda de vitalidade; dores de cabeça devidas a congestionamentos, intestino preguiçoso, baixa libido; dissipa a letargia, a inércia e o cansaço, assim como gripes e resfriados crônicos. (Por ser tão atuante, o vermelho é a cor mais poderosa de todas e precisa ser usado com parcimônia no processo terapêutico, sendo evitado em casos de pressão alta.) Tem ação expansiva.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Anima, dá confiança, força de vontade, coragem e presteza para tomar iniciativa e superar a depressão, o medo e as preocupações.
sexta-feira, abril 18, 2008
O CORPO DE LUZ
"CORPO DE LUZ - Veículo de expressão do ser em níveis supramentais. Tem o nível espiritual como base de sua polarização. Nessa acepção, não se trata do corpo etérico humano, rede de energias que mantém o corpo físico integrado e cuja vibração pertence aos níveis materiais densos. O corpo de luz está para a mônada assim como o corpo mental está para a alma. Vai sendo formado à proporção que o relacionamento entre mônada, alma e eu consciente se fortalece. É por excelência, instrumento da energia crística. A construção dessa veste interior tem início quando a consciência se ergue além da mente racional e, uma vez começada, propicia alinhamento entre os diversos núcleos do ser. A princípio esse alinhamento apresenta distorções, mas à medida que a consciência externa amplia sua receptividade às irradiações espirituais, ele se verticaliza, se expande, e o ser torna-se canal de correntes cósmicas. São estas que, ao tocar a mônada, desencadeiam o processo de criação dos fios luzentes que servirão de matéria-prima para o corpo de luz. Quando a alma e a personalidade se tornam receptivas a essas correntes, eleva-se delas uma onda de gratidão e oferta que, unida aos fios gerados pela mônada, o fazem surgir. O corpo de luz amadurece após o despertar da mônada. (...)"
Extraído do Glossário Esotérico, Trigueirinho, Editora Pensamento.
Extraído do Glossário Esotérico, Trigueirinho, Editora Pensamento.
quinta-feira, abril 17, 2008
quarta-feira, abril 16, 2008
Caneta Cristal ®
para o equilíbrio Vibracional
“A luz é a linguagem divina, e as cores são o seu código. A luz é o alimento invisível que as células do nosso corpo precisam para manterem-se saudáveis.”
Caneta Cristal ® conjunto para aplicação de cromoterapia, com cristais coloridos e estojo recondicionador que mantém os cristais sempre limpos.
Uma alternativa suave e sem efeitos colaterais para o cuidado pessoal.
Fácil de usar, permite auto aplicação.
Para procedimentos de Cromoterapia com métodos baseados nas medicinas orientais; é também um otimizador dos tratamentos floral, massagens, acupuntura, reflexologia, fitoterapia, bioenergética e outros, acelerando o processo de cura.
Acompanha manual prático de tratamentos básicos e garantia. Adquira já o seu, você merece este carinho.
Acgualux®
a Natureza junto com você
com exclusividade na loja da Pax ou diretamente no endereço de email: jchamki@ig.com.br
FRATERNIDADE PAX UNIVERSAL
AV. BRAZ LEME, 1353 – SANTANA - São Paulo - SP Veja como chegar
TELs: 2236.2726 - 2236.0244
www.pax.org.br e-mail: pax@pax.org.br
www.carmenbalhestero.com.br e-mail: carmen@carmenbalhestero.com.br
“A luz é a linguagem divina, e as cores são o seu código. A luz é o alimento invisível que as células do nosso corpo precisam para manterem-se saudáveis.”
Caneta Cristal ® conjunto para aplicação de cromoterapia, com cristais coloridos e estojo recondicionador que mantém os cristais sempre limpos.
Uma alternativa suave e sem efeitos colaterais para o cuidado pessoal.
Fácil de usar, permite auto aplicação.
Para procedimentos de Cromoterapia com métodos baseados nas medicinas orientais; é também um otimizador dos tratamentos floral, massagens, acupuntura, reflexologia, fitoterapia, bioenergética e outros, acelerando o processo de cura.
Acompanha manual prático de tratamentos básicos e garantia. Adquira já o seu, você merece este carinho.
Acgualux®
a Natureza junto com você
com exclusividade na loja da Pax ou diretamente no endereço de email: jchamki@ig.com.br
FRATERNIDADE PAX UNIVERSAL
AV. BRAZ LEME, 1353 – SANTANA - São Paulo - SP Veja como chegar
TELs: 2236.2726 - 2236.0244
www.pax.org.br e-mail: pax@pax.org.br
www.carmenbalhestero.com.br e-mail: carmen@carmenbalhestero.com.br
terça-feira, abril 15, 2008
Entrevista sobre Cromopuntura
Armando Austregésilo é professor de cromoterapia em uma universidade de São Paulo e esteve no Mais Você para falar sobre o poder das cores. Ele trouxe uma espécie de caneta que usa em sessões de colorpuntura, ou seja, acupuntura das cores.
Cromoterapia
A cromoterapia harmoniza ambientes e pessoas através das cores. Segundo o dr. Armando, é a vibração das cores que beneficia o plano psíquico ou como ele chama, sutil. O benefício pode ser obtido colocando papel celofane, acetato com cor ou uma lente em frente à luz. O verde, por exemplo, favorece a saúde. A cor não depende só de emissão de luz, ela pode estar nas roupas, na parede, na cortina ou mesmo nas plantas.
Cores
São sete as cores básicas, sendo que as quentes são consideradas "ativadoras" de funções.
- amarelo: ativa a atenção e a memória, boa para ambiente de trabalho, a pessoa pode vestir amarelo para uma entrevista, por exemplo
- laranja: lida com a saúde do outro
- vermelho: incentiva o movimento, a ação
- verde: cor neutra, beneficia a saúde
- azul, índigo, violeta: boas para relaxamento, concentração, meditação
Em alguns casos, o caminho pode ser a combinações de cores. É o caso do verde-limão, que é a mistura do amarelo com o verde, ideal para situações de falta de interesse, mas em casos que o laranja ou o vermelho podem ser ativos demais.
Chacras
Cada chacra tem uma cor correspondente:
- base, que fica entre o ânus e a uretra, é o chacra da sexualidade instintiva: vermelho
- abaixo do umbigo, chacra da sexualidade baseada em uma escolha: laranja
- acima do umbigo, chamada de plexo solar, perto do estômago: amarelo, a cor das transformações
- coração, perto dos mamilos: verde ou rosa (que é a mistura do vermelho com branco); se a questão for afetiva, a cor é o rosa, se for saúde, é verde
- garganta e cordas vocais, chamada de carótida: azul, para suavizar a palavra, a expressão
- terceiro olho, o chacra da intuição: índigo, o azul mais escuro, ajuda na concentração e a firmar a intenção numa direção só
- coronário, que fica na altura do rodamoinho da cabeça: violeta, suaviza a comunicação entre matéria e espírito
extraído do site: http://maisvoce.globo.com/saude.jsp?id=10735
Faculdade de Naturologia
Fone: 0800 015 9020
domingo, abril 13, 2008
terça-feira, abril 08, 2008
Informações sobre o Conjunto Cristal
Olá, Thais.
Já outras vezes li a respeito da caneta para aplicação de Cromoterapia.
Gostaria de mais informações a respeito da caneta: se acompanha manual de uso, onde encontrar, garantias... se é luz fria, lâmpada, o consumo de pilhas, a frequência das cores, relação da Caneta Cristal com a caneta do Peter Mandel... e cursos.
Olá.
Obrigada pelo contato.
A Caneta Cristal tem 3 meses de garantia nos seus componentes, que são todos importados (exceto os cristais, que são procedentes de Minas Gerais) e 1 ano sobre a manufatura (caixa, suporte, coloração, etc).
Todos estes detalhes, desde a coleta de flores da época para decoraçào da tampa da caixa, o material da qual é constituida - papéis reciclados e acolchoamento com matéria vegetal, são alguns dos diferenciais deste conjunto, sào criação e now how meus.
A diferença fundamental das outras canetas para aplicação de Cromoterapia, são os DETALHES do feito à mào, com os elementos naturais e o cuidado durante toda a preparaçào do conjunto.
As pontas de cristal são naturais e polidas apenas e nào lapidaddas,o que significa que a sua configuração original foi mantida intacta, e este é um dado muito importante que quem conhece trabalho com cristais leva em consideração.
Outro dado importante é o desenvolvimento de um suporte com material orgânico, que permite que o cristal possa se manter saudável e respirando, em perfeitas condições após sua utilização. Ou seja - enquanto ele permanece no estojo em seu suporte, as pontas estào se reciclando energéticamente, basta que os exponha ao sol exporadicamente.
A luz utilizada é de lampada incandescente 2,2V, 0,25A. Lampadas que podem ser substituidas pela facilidade com que se podem encontrar no mercado. A estimativa de durabilidade é de 2000 horas.
Pela minha experiência pessoal nào estou suficientemente segura quanto aos efeitos da luz fria sobre nós.
A Cromopuntura via de regra utiliza a lampada incandescente ( tipo luz solar) pela lógica pois nossa via de comunicaçào inter celular opera pela luz solar.
Basio-me também na experiência de Peter Mandel (a fonte de luz que uso é similar a da caneta dele- eu tenho uma).
A Caneta Cristal pode ser usada em substituição com os mesmos métodos e protocolos como eu uso, com excelentes resultados (ou com outros adaptados aos esquemas de cores)e com a vantagem de associar a cor ao efeito terapêutico de ressonância que o cristal de quartzo proporciona: sua pulsaçào constante equaliza a emissão luminosa e facilita sua absorção da luz pelo nosso corpo, por isso 30 segundos são mais que suficientes nas aplicações.
A caneta funciona com 2 pilhas AAA que não acompanham o conjunto, você escolhe a que melhor lhe convier.
A durabilidade das pilhas depende do seu uso correto e do tipo de pilhas que você vai empregar. As alcalinas duram bastante, mas o ideal são as recarregáveis cujo tempo de durabilidade da carga depende - existem tipos que aguentam mais cargas - recomendo as mais duradouras (900mAh).
A frequência das cores são as do espectro solar, que vão de 400 a 700 nanometros ( do violeta ao vermelho).
No momento ofereço 2 modelos de conjunto: um com as 7 cores do espectro, e outro com 11 cristaiscompondo as cores primárias, as secundárias, mais as 4 cores novas (magenta, rosa, turqueza e verde limào) e uma ponta transparente.
Proximamente teremos apostilas , cursos e o blog que segue sendo um ponto sempre ativo de informações.
Com a Caneta vem a garantia e instruções de manutençào.O manual está em preparação, e as pessoas que adquirirem a caneta receberão assim que estiver pronto.
Para adquirir contate comigo através do email jchamki@ig.com.br ou na loja da Pax.
Na Pax teremos palestras gratuitas e worshops mensais, basta acompanhar o calendário de eventos aqui do blog (clic à esquerda em eventos) ou no site da Pax.
Breve teremos curso online e outras novidades, aguarde!
Muito obrigada por escrever.
Espero ter respondido todas as questões. E se houverem dúvidas, continue escrevendo.
Muita luz e paz.
segunda-feira, abril 07, 2008
Caneta Cristal Acgualux ®
Apresentamos a você a Caneta Cristal® , para aplicação de Cromoterapia, Colorpuntura, Cromopuntura, Reflexologia - podal e zonas reflexas, Microssistemas, e demais tratamentos baseados na Acupuntura, e também os baseados em aplicação de luz colorida e cristais.
Uma alternativa gentil, não invasiva, indololor, eficiente, para tratar os mais diversos disturbios.
A Caneta Cristal® é manufaturada e acondicionada em um estojo especial que preserva a qualidade pulsátil dos cristais.
A Caneta Cristal é leve, prática, de fácil utilização e auto-aplicaçào, além de otimizar as Terapias Vibracionais, podendo ser usada em conjunto com Aromaterapia, Florais, Aura-Soma, Cromoterapia, Fitoterapia, Homeopatia para acelerar os efeitos do tratamento.
Você vai se surpreender com as possibilidades de aplicação da Caneta Cristal® .
Para saber mais acesse:
http://br.geocities.com/caneta_cromo/
sexta-feira, março 28, 2008
Viver e Relaxar com as Cores
foto kirlian da aura antes e depois de tratamento energético
Viver e Relaxar com as Cores
Uma jornada interior de auto-cura.
Workshop sábado, dia 12 de abril de 2008
na Pax Universal
das 9:00 as 17:00 hs.
com Celma Coji e Thais Campiglia
• realinhamento bioenergético
• relaxamento profundo (tao)
• desobstrução e indução energética pelas luzes dos cristais coloridos.
Estamos habituados a tratar da nossa higiene corporal diária, mas esquecemos o quanto certas vibrações invisíveis podem impregnar e obstruir nosso campo energético nos causando mal estar, desconforto, stress e muitas vezes dando origem a doenças.
Convidamos você a descobrir o Universo mágico da energia, da Luz e das Cores vivendo e aprendendo técnicas seguras, fáceis e eficazes que ajudarão você a reduzir o stress e as tensões, proporcionando equilíbrio e bem estar .
Nesta experiência de um dia, aprenderemos as regras básicas da higiene energética - emocional, mental e física, com exercícios de bioenergética, de relaxamento profundo e técnicas de auto - indução para o equilíbrio vibracional (Colorpuncture) com a Caneta Cristal Acgualux ® - uma caneta-lanterna com pontas cambiáveis de cristal colorido.
O stress é comprovadamente o fator responsável pelo envelhecimento precoce do nosso organismo. Com a qualidade da Luz você pode manter a vitalidade celular e o relaxamento essenciais para a saúde.
Investimento: 161,00 (cento e sessenta e um reais) em 2 parcelas.
Grupo máximo de 12 pessoas.
“Ascensão” blend de essências facilitador em pommander ou em gel e
“Caneta Cristal” Acgualux ® para aplicação no cuidado pessoal estarão à venda.
As facilitadoras
Celma Paula Coji (Juhi) crp 06-8361- psicóloga, licenciada em 1979, com especialização em Bioenergética, Psicodrama pedagógico, Reike I, Cura Prânica, Quelação método Anne Brennan, Terapia dos Budhas, Massagem indiana e Calatonia. A mais de 25 anos busca técnicas para o equilíbrio do corpo mente e espírito, administrando grupos de sensibilização, meditação e limpeza energética e fazendo atendimentos individuais. Estudiosa e praticante de Colorpuntura, vem obtendo excelentes resultados clínicos com esta técnica.
”Percebi com a prática clinica que o paciente precisa querer se curar, ser ativo no seu processo, e ter a consciência plena de que ele mesmo é responsável por limpar e cuidar de seus corpos energético e mental. Nenhuma cura acontece enquanto o Ser não tiver a disciplina diária de limpar seu jardim interior e cuidar para que nenhum sentimento negativo torne a escurecer o seu campo energético. É obrigação de cada um de nós buscar internamente esta força e desenvolver a sensibilidade de sentir seus corpos. “
Thais Campiglia (Chamki) artista, terapeuta integral, colorterapeuta e acupunturista. Licenciada em 1981, com especialização em arte têxtil, atuou no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e no SESC Pompéia como instrutora por 10 anos. A quase 20 anos vem pesquisando métodos terapêuticos para o equilíbrio vibracional. Aprendeu Colorpuncture método de Peter Mandel e Terapia dos Budhas na Osho Internacional Multiversity em Pune- India entre 1995-1997 e desde então formou-se em Florais Brasileiros, Fitoterapia, Reike I e II, Massagem Integrativa, Massagem Psicofísica, Astrologia, Feng Shui e ZenTarot Em 2007 especializou-se em Acupuntura e Medicina Chinesa pela Faculdade Montessori/ Ibramen. É a criadora da Caneta Cristal® .
“ A minha ênfase sempre foi proporcionar meios para a libertação do Ser. Ninguém deve ser escravo de terapias intermináveis ou de aprendizados que desenvolvam a dependência.
Luz e Cores são uma alternativa suave e sem efeitos colaterais, que pode ser usada em conjunto com outros tratamentos, para otimizar e acelerar a cura. E ainda com a vantagem de você mesmo poder se auto-aplicar. Os benefícios são visíveis e incontestáveis.
A Luz é a linguagem dos deuses e as Cores o seu código; a Luz é o mais puro alimento que realiza Vida na Terra e nas Esferas Superiores.”
FRATERNIDADE PAX UNIVERSAL
AV. BRAZ LEME, 1353 – SANTANA - São Paulo - SP TELs: 6236.2726 - 6236.0244
www.pax.org.br e-mail: pax@pax.org.br
www.carmenbalhestero.com.br e-mail: carmen@carmenbalhestero.com.br
domingo, março 23, 2008
A Prece e a Vida
"A prece e a vida não podem ser aprendidas. Você precisa passar pela vida com os olhos abertos, com um coração compreensivo, para chegar a orar. Então, a prece será sua. Ela brotará de seu coração, verterá de seu coração. As palavras não significam muito – é o coração que está por trás delas.
Mas pode-se aprender muito através da mente; pode-se esquecer completamente o coração – porque o coração cresce através da experiência, e a mente cresce através... do pensamento. E o pensamento é simplesmente morto. Não existe nenhum crescimento através do pensamento. Você pode ficar dando voltas na mente. A mente é apenas um computador, um computador biológico que coleta informações. O mesmo pode ser feito por um computador, ainda melhor do que sua mente. Mas o coração não é um computador. O coração é totalmente diferente da mente: ele não coleta, não tem memória – simplesmente vive cada momento; responde ao momento vivo de uma maneira viva."
Osho
Mas pode-se aprender muito através da mente; pode-se esquecer completamente o coração – porque o coração cresce através da experiência, e a mente cresce através... do pensamento. E o pensamento é simplesmente morto. Não existe nenhum crescimento através do pensamento. Você pode ficar dando voltas na mente. A mente é apenas um computador, um computador biológico que coleta informações. O mesmo pode ser feito por um computador, ainda melhor do que sua mente. Mas o coração não é um computador. O coração é totalmente diferente da mente: ele não coleta, não tem memória – simplesmente vive cada momento; responde ao momento vivo de uma maneira viva."
Osho
sexta-feira, março 21, 2008
Atitude do Terapeuta
Artigo retirado do Livros dos Essênios
extraído do site: www.humaniversidade.com.br/
Disponha de algum tempo para ler este texto na íntegra pois ele é um pouco extenso, mas pode ser bastante instrutivo a qualquer um de nós que se dedica a curar outros. Ele não está assinado mas creio que os comentários pessoais sejam de Otávio Leal. Desfrutem, por que é muito enriquecedor!
( os grifos são nossos)
"Aquele que se ocupa em tratar dos corpos vê sempre
Abrirem-se as portas das almas."
- Chemins De Ce Temps-Là
Atitude Interior
Se dedico agora todo um capítulo à atitude do terapeuta, seja ela interior ou exterior, é porque essa atitude vai ter um papel de grande importância na execução do tratamento. É fácil entender que tratamentos voltados para os corpos sutis exigem de quem os dispensa o alinhamento de seus atos, pensamentos e palavras, a fim de que, como sucede com um vaso de cristal, as energias que o atravessam não sejam limitadas e até mesmo obstruídas por imperfeições que só fariam retardar a passagem da luz.
A qualidade do tratamento dispensado vai depender da nossa qualidade enquanto seres no momento da nossa ação, pois ninguém pode atuar como terapeuta se não tentou trabalhar a si mesmo e purificar-se das próprias imperfeições.
Isso não significa, de modo algum, que é preciso ser perfeito para poder dispensar esse tipo de tratamento. Seria muita pretensão de minha parte julgar ter resolvido todos os meus "problemas", mas é certo que, de vida em vida, um dos meus objetivos foi sempre o de conseguir que meus diferentes corpos estivessem suficientemente sintonizados entre si para servirem de canal às energias de luz que sempre presidem qualquer tratamento.
Embora antes da época dos essênios eu já tivesse conhecimento dos tratamentos, refiro-me aos de dois mil anos atrás porque os ensinamentos dessa época são de grande precisão e Jesus, um dos meus maiores professores.
Jesus fazia uma grande diferença entre os mágicos e os enamorados do Amor. Os "milagres" realizados por estes e por aqueles pareciam idênticos, mas nos planos sutis a diferença era grande, pois a compreensão da Vida estabelecia-lhes a qualidade. Ele nos dizia, com relação à materialização de objetos, basicamente o seguinte:
"Existem duas maneiras de realizar os fatos a que nos referimos... Para a maioria dos seres, a diferença é nula, pois seus olhos de carne não captam senão os efeitos... Os mágicos projetam os raios de sua alma até o objeto de sua avidez, fazem-no sofrer uma transformação e trazem-no para o lugar onde se encontram... Eu porém vos digo: aquele que cria o faz por amor, aquele que se apropria do já criado opera pelo desejo.
"O desejo vos destruirá se não estiverdes atentos. Ele vos força a tomar sem dar nada em troca. As leis do Sem Nome são inversas às que vós estabelecestes sobre a Terra, meus Irmãos; aquele que colhe sem nada distribuir não pode senão empobrecer-se inexoravelmente... Assim, eu não vos proponho o poder, mas a compreensão. Compreender é amar. "
Se faço menção a essas palavras no capítulo das atitudes é para que se entenda melhor o que pode ser o "desejo" do terapeuta e para que não sejamos mágicos-terapeutas, mas orientadores amorosos.
O Desejo
Freqüentemente, e de forma sutil, infiltra-se em nós o desejo de aplicar um tratamento, e está aí muitas vezes a pedra de tropeço em nosso caminho. Todos nós desejamos que a pessoa que nos procura se cure e, mais ainda, que "nós" possamos curá-la, proporcionar-lhe o alívio que ela veio buscar junto de "nós". Isso parece de uma lógica absolutamente inevitável. Entretanto...
Um ser que sofre não sofre por acaso. Através da provação por que passa, ele aprende e cresce, pois as provações são, freqüentemente, "presentes" que damos a nós mesmos, para irmos mais longe em nós e para além de nós. O sofrimento não é uma fatalidade, e certos mundos não o conhecem mais. Um acidente ou uma doença são sinais para nos fazer entender que uma parte de nós está em desacordo com a outra. São encontros impostos pela nossa vida supraconsciente que se tornarão trampolins assim que os tenhamos compreendido e resolvido. Pode acontecer, é claro, que um grande sofrimento nos faça fechar-nos como um tatu-bola sobre nós mesmos e torne mais lento o nosso caminhar. Conheço perfeitamente isso, por experiência própria, mas sei também que há sempre uma "luz no fim do túnel", mesmo que este pareça terrivelmente escuro no momento em que o atravessamos. Não quero dizer com isso que o terapeuta não possa fazer nada. Pelo contrário. O terapeuta pode nos levar a considerar o nó do "problema" que nos coube de uma perspectiva mais elevada; pode igualmente trazer os tijolos e o cimento que vão nos permitir reconstruir-nos; mas ele não poderá jamais construir no nosso lugar, percorrer o nosso caminho, porque isso somente nós podemos fazer.
Para o terapeuta, o desejo de curar freqüentemente está ligado ao fato de querer ser indispensável. Saber que sem nós uma pessoa não pode sair da situação em que se encontra, ou antes que nós podemos tirá-la dessa situação, é uma questão de orgulho. Queremos ser, nesta terra, indispensáveis, úteis, ou seja, valorizados, e se achamos que não temos capacidade para tal, preferimos tornar-nos marginais, no sentido relativo do termo, que para mim significa, neste caso, ser contra a sociedade, porque não encontramos nela o nosso lugar. Eu, particularmente, defendo uma outra forma de marginalidade, principalmente interior, e que nos deixa a possibilidade de dizer "sim" ou "não" por genuína escolha.
Pelo "desejo" nós existimos, mas não "somos". Sejamos nós mesmos no mais profundo do nosso ser, e estejamos bem certos de que ninguém cura ninguém. Essa afirmação pode parecer a você ousada ou fora de lugar, mas vidas e vidas passadas tratando das pessoas permitiram-me compreender isso tudo profundamente. Podemos aliviar, ajudar, trazer elementos que contribuem para a cura, mas a Cura propriamente dita, a Vida e a Morte não dependem de nós.
Certos doentes não querem se curar; desejam-no, é claro, superficialmente, mas a doença apresenta-se a eles como uma proteção e, embora ilusória, parece dar sentido à existência. Outros não vêem como sair do "impasse", que nunca existe de fato, e no mais profundo de si mesmos, muitas vezes inconscientemente, preferem morrer. São muito numerosos também os que partem curados para outros mundos, pois o nó que existia neles dissolveu-se afinal. Não temos dados suficientes para saber o que é bom ou justo neste ou naquele caso e, se desejarmos dar o melhor de nós mesmos a quem pede a nossa ajuda, isso nos levará a uma grande humildade.
A luz que passa através de nós no momento dos tratamentos, a qualidade do amor que vamos poder dar, esse é o nosso "trabalho".
O "desejo" toma muitas vezes a aparência de amor, da mesma forma que se confunde freqüentemente a emoção, que parte do terceiro chakra, com o amor, que parte do quarto; confunde-se também afeição com amor. Evidentemente, pode haver diferentes formas de amor e algumas podem ser coloridas por outros sentimentos, mas o Amor com A maiúsculo não tem família nem fronteiras, nem obrigações nem coloração. Ele É, e freqüentemente quem o pratica nem mesmo sabe que o pratica porque está mergulhado nele; ele é Amor. Isso é exigido de nós como algo fundamental.
O Julgamento
O Amor total não pode admitir julgamento. Neste ponto, também a fronteira é sutil entre julgamento e opinião. Emitir uma opinião, dar um parecer sobre alguma coisa ou sobre alguém é uma atitude neutra e está mais próximo de uma constatação. Emitir um julgamento é implicar-se pessoalmente na opinião, tomar partido segundo a nossa experiência, sem nos colocarmos na pele do outro. A neutralidade é uma qualidade indispensável, mas neutralidade não significará jamais indiferença ou frieza. Nós trabalhamos o amorterapeuta e devemos fazer florescer a confiança e a paz nos seres sofredores que nos procuram.
Numa aldeia dos índios hurons, li esta frase que ficou gravada em minha mente:
"Grande Manitu, não me deixes criticar o meu vizinho por tempo muito prolongado, da mesma forma que eu não usaria seus mocassins durante uma lua inteira. "
Isso nos leva a uma outra qualidade que devemos desenvolver como terapeutas.
A Compaixão
É a chave indispensável que abrirá todas as portas, mas é também a chave que temos de procurar, pois a perdemos há muito tempo!
Por ocasião da minha aprendizagem, na época essênia, os Irmãos ensinaram-me como respirar no ritmo do ser que sofre. Eu sabia que poderia, dessa forma, pouco a pouco, identificar-me com ele e, sem adquirir o seu mal, vivê-lo interiormente. Essa etapa é indispensável, pois vai permitir captar a fonte do mal, depois desviá-la para o nosso corpo de luz antes de transmutá-la com toda a força do nosso coração e da nossa vontade.
Ter compaixão não significa naufragar com o outro, mas amá-lo suficientemente para saber o que ele sente. E compreender o que ele é sem julgá-lo; é sentir o que ele sente sem a emoção que o invade. Cada um de nós pode encontrar múltiplas definições para a palavra "compaixão". Na verdade pouco importa sua definição, desde que se saiba durante alguns minutos ser Ele, esse outro eu que sofre e nos chama.
"Aquece o teu coração, faz brilhar as tuas mãos e não haverá nem dor que possa desenvolver a sua espiral, nem mal que continue a tecer a sua teia...", ensinavam ao pequeno Simon os irmãos do Krmel.
A Transmutação
"Não se destrói o mal... "
Diante da doença existe uma lei universal que aprendi na época de Jesus e que ponho sempre em prática: não se destrói o mal. É nossa alma que permite a sua existência por causa das suas próprias fraquezas; devemos, então, não aniquilá-lo ou afastá-lo, mas substituí-lo pela luz que, ao tomar o seu lugar, transmutará a sombra.
Essa noção deve estar sempre presente quando praticamos, pois, ao utilizar o tipo de método ensinado aqui, nosso estado de espírito assemelha-se àquele do alquimista que vai transformar o chumbo em ouro. Nosso intuito não é destruir, arrancar, retirar o que quer que seja; operamos no amor e por amor, e é a luz que o compõe que deverá, pouco a pouco, substituir as zonas de sombra que deixamos instalarem-se em nós. Pode acontecer de certos terapeutas, e mesmo certos doentes, odiarem o mal que carregam ou que pensam que devem combater. Trata-se de um erro grosseiro, mesmo que compreensível, humanamente falando. Também neste caso é preciso impregnar-se das leis cósmicas que, invariavelmente, continuam sua trajetória para além de nossa compreensão. Quanto mais enviarmos pensamentos de ódio, de cólera, de rancor a quem nos machuca, tanto mais reforçamos a ação dessa pessoa e enfraquecemos a nossa.
Lembrando o itinerário de viagem das formas-pensamento, fica mais fácil compreender como um pensamento de ódio vai atrair para nós outros pensamentos do mesmo tipo e nos embrutecer consideravelmente, obscurecendo por um momento a luz com que poderíamos nos reconstruir interiormente. Além disso, essa forma-pensamento vai alimentar e entreter o mal contra o qual lutamos muitas vezes sem muita habilidade.
Lembro-me da época da guerra do Golfo. Os pensamentos de ódio disparavam na direção de Saddam Hussein e, nessa ocasião, as pessoas com quem costumamos trabalhar nos diziam: "Se vocês envolverem esse ser em ódio, esses pensamentos reforçarão a ação dele no sentido da maldade. Se vocês lhe enviarem pensamentos de paz, a ação dele será por eles enfraquecida, pois não encontrará mais o alimento que a compõe... "
Cabe a nós, portanto, saber o que queremos; e se nem sempre podemos, num primeiro: momento, agradecer à doença pelo caminho que nos obriga a percorrer, evitemos ao menos alimentá-la.
Atitude Exterior
"Boa vontade não basta... "
Considero difícil estabelecer uma separação entre atitude interior e atitude exterior. As duas estão estritamente ligadas e se sustentam, mas é necessário abordar o lado mais técnico, ao menos para quem está começando. A técnica não é, na verdade, senão um suporte para alguma coisa que está além de nós e que aos poucos há de instalar-se em nós. Entretanto, vi muito freqüentemente pessoas animadas de enorme boa vontade fazerem qualquer coisa a pretexto de ouvir o coração. Somos feitos de diversos elementos e não devemos negligenciar um deles em proveito de outro. O estado psicológico está a nosso serviço, nossa vontade também está e nós devemos utilizá-los como tais.
"De boas intenções o inferno está cheio" - é um ditado popular de muito bom senso. Aqui também reforço o meu alerta: para tornar-se um bom terapeuta, boa vontade não basta! Mesmo que todo o Amor do mundo esteja latente em você, é preciso ainda fazê-lo florescer e aceitar humildemente a aprendizagem necessária e os conhecimentos dos mundos sutis que impossibilitam virmos a transgredir certas leis sem sofrer ou provocar conseqüências.
Atualmente, os habitantes da Terra, em sua grande maioria, funcionam no nível do terceiro chakra. Isso significa que muitas vezes o nosso modo de amor é humano demais e perpassado de emotividade. Esse amor, por mais válido que seja, não nos vai proporcionar o necessário distanciamento, a ponto de nos isentar de aprender. Da mesma forma que um excelente pianista pode improvisar com sucesso, se quiser, porque antes estudou suas escalas, assim também cada terapeuta poderá ir além das técnicas para proclamar o que sente profundamente, desde que tenha algo a ultrapassar, isto é, desde que tenha, ele também, "estudado suas escalas".
É sempre muito curioso ouvir pessoas que pensam que podem fazer qualquer coisa a pretexto de alcançar planos mais sutis do que aqueles nos quais costumamos "trabalhar". Buscar o "sutil" não significa caminhar ao acaso, ou agir conforme o humor ou a disposição do momento. Temos em nós todas as capacidades e podemos despertá-las, mas o "abandonar-se" é algo que se aprende, a "neutralidade" também, assim como a "compaixão".
Certamente não aprendemos a desenvolver isso tudo da mesma forma que aprendemos matemática ou história. As lições são sempre muito práticas e a vida se encarrega de colocá-las no nosso caminho até que tenhamos compreendido o que tínhamos para aprender... Mas trata-se sempre de um aprendizado e não podemos deixar de considerá-lo; da mesma forma que, para aprender a ler e a escrever, precisaremos de um pouco de tempo e de perseverança, mesmo fazendo dessa atividade algo agradável, o que é o ideal.
Depois desse alerta, passo a lhe propor alguns "pontos de referência" no tocante à posição a assumir por ocasião dos tratamentos.
1. Particularmente, prefiro, hoje em dia, realizar o tratamento usando um colchonete colocado diretamente sobre o chão; mas algumas pessoas, terapeutas ou pacientes, podem ter dificuldade para se movimentar nessa posição. Nesse caso, uma mesa de tratamento dará conta plenamente da tarefa.
2. O paciente deverá estar em trajes íntimos, ou pelo menos vestindo roupas de algodão para evitar interferências, e não deve cruzar pernas ou braços a fim de não cortar os circuitos de energia. Deve também, pelas mesmas razões, tirar relógio e jóias. Não há nisso nada de excepcional ou esotérico; é fácil compreender que o cruzamento das pernas pode dificultar a circulação do sangue, acontecendo o mesmo com relação às energias nos planos mais sutis.
3. Quem administra o tratamento deve estar de pé junto do paciente, se este estiver deitado em um leito ' ou mesa de tratamento, e sentado na posição de lótus ou de joelhos, se o paciente estiver deitado sobre um colchonete apoiado diretamente no chão. A coluna vertebral do terapeuta deverá estar o mais reta possível para que as energias com que trabalha circulem mais facilmente.
4. Depois de ter-se deixado envolver pela calma e pela neutralidade, o terapeuta, pode e deve dirigir-se ao paciente para que este se sinta confiante e invadido por uma benfazeja serenidade. A beleza e a simplicidade do lugar poderão sem dúvida contribuir para que se instale esse oportuno bem-estar. A partir desse instante preciso, tem início a verdadeira preparação para os tratamentos, de que falarei detalhadamente a seguir.
Artigo retirado do Livros dos Essênios
extraído do site: www.humaniversidade.com.br/
extraído do site: www.humaniversidade.com.br/
Disponha de algum tempo para ler este texto na íntegra pois ele é um pouco extenso, mas pode ser bastante instrutivo a qualquer um de nós que se dedica a curar outros. Ele não está assinado mas creio que os comentários pessoais sejam de Otávio Leal. Desfrutem, por que é muito enriquecedor!
( os grifos são nossos)
"Aquele que se ocupa em tratar dos corpos vê sempre
Abrirem-se as portas das almas."
- Chemins De Ce Temps-Là
Atitude Interior
Se dedico agora todo um capítulo à atitude do terapeuta, seja ela interior ou exterior, é porque essa atitude vai ter um papel de grande importância na execução do tratamento. É fácil entender que tratamentos voltados para os corpos sutis exigem de quem os dispensa o alinhamento de seus atos, pensamentos e palavras, a fim de que, como sucede com um vaso de cristal, as energias que o atravessam não sejam limitadas e até mesmo obstruídas por imperfeições que só fariam retardar a passagem da luz.
A qualidade do tratamento dispensado vai depender da nossa qualidade enquanto seres no momento da nossa ação, pois ninguém pode atuar como terapeuta se não tentou trabalhar a si mesmo e purificar-se das próprias imperfeições.
Isso não significa, de modo algum, que é preciso ser perfeito para poder dispensar esse tipo de tratamento. Seria muita pretensão de minha parte julgar ter resolvido todos os meus "problemas", mas é certo que, de vida em vida, um dos meus objetivos foi sempre o de conseguir que meus diferentes corpos estivessem suficientemente sintonizados entre si para servirem de canal às energias de luz que sempre presidem qualquer tratamento.
Embora antes da época dos essênios eu já tivesse conhecimento dos tratamentos, refiro-me aos de dois mil anos atrás porque os ensinamentos dessa época são de grande precisão e Jesus, um dos meus maiores professores.
Jesus fazia uma grande diferença entre os mágicos e os enamorados do Amor. Os "milagres" realizados por estes e por aqueles pareciam idênticos, mas nos planos sutis a diferença era grande, pois a compreensão da Vida estabelecia-lhes a qualidade. Ele nos dizia, com relação à materialização de objetos, basicamente o seguinte:
"Existem duas maneiras de realizar os fatos a que nos referimos... Para a maioria dos seres, a diferença é nula, pois seus olhos de carne não captam senão os efeitos... Os mágicos projetam os raios de sua alma até o objeto de sua avidez, fazem-no sofrer uma transformação e trazem-no para o lugar onde se encontram... Eu porém vos digo: aquele que cria o faz por amor, aquele que se apropria do já criado opera pelo desejo.
"O desejo vos destruirá se não estiverdes atentos. Ele vos força a tomar sem dar nada em troca. As leis do Sem Nome são inversas às que vós estabelecestes sobre a Terra, meus Irmãos; aquele que colhe sem nada distribuir não pode senão empobrecer-se inexoravelmente... Assim, eu não vos proponho o poder, mas a compreensão. Compreender é amar. "
Se faço menção a essas palavras no capítulo das atitudes é para que se entenda melhor o que pode ser o "desejo" do terapeuta e para que não sejamos mágicos-terapeutas, mas orientadores amorosos.
O Desejo
Freqüentemente, e de forma sutil, infiltra-se em nós o desejo de aplicar um tratamento, e está aí muitas vezes a pedra de tropeço em nosso caminho. Todos nós desejamos que a pessoa que nos procura se cure e, mais ainda, que "nós" possamos curá-la, proporcionar-lhe o alívio que ela veio buscar junto de "nós". Isso parece de uma lógica absolutamente inevitável. Entretanto...
Um ser que sofre não sofre por acaso. Através da provação por que passa, ele aprende e cresce, pois as provações são, freqüentemente, "presentes" que damos a nós mesmos, para irmos mais longe em nós e para além de nós. O sofrimento não é uma fatalidade, e certos mundos não o conhecem mais. Um acidente ou uma doença são sinais para nos fazer entender que uma parte de nós está em desacordo com a outra. São encontros impostos pela nossa vida supraconsciente que se tornarão trampolins assim que os tenhamos compreendido e resolvido. Pode acontecer, é claro, que um grande sofrimento nos faça fechar-nos como um tatu-bola sobre nós mesmos e torne mais lento o nosso caminhar. Conheço perfeitamente isso, por experiência própria, mas sei também que há sempre uma "luz no fim do túnel", mesmo que este pareça terrivelmente escuro no momento em que o atravessamos. Não quero dizer com isso que o terapeuta não possa fazer nada. Pelo contrário. O terapeuta pode nos levar a considerar o nó do "problema" que nos coube de uma perspectiva mais elevada; pode igualmente trazer os tijolos e o cimento que vão nos permitir reconstruir-nos; mas ele não poderá jamais construir no nosso lugar, percorrer o nosso caminho, porque isso somente nós podemos fazer.
Para o terapeuta, o desejo de curar freqüentemente está ligado ao fato de querer ser indispensável. Saber que sem nós uma pessoa não pode sair da situação em que se encontra, ou antes que nós podemos tirá-la dessa situação, é uma questão de orgulho. Queremos ser, nesta terra, indispensáveis, úteis, ou seja, valorizados, e se achamos que não temos capacidade para tal, preferimos tornar-nos marginais, no sentido relativo do termo, que para mim significa, neste caso, ser contra a sociedade, porque não encontramos nela o nosso lugar. Eu, particularmente, defendo uma outra forma de marginalidade, principalmente interior, e que nos deixa a possibilidade de dizer "sim" ou "não" por genuína escolha.
Pelo "desejo" nós existimos, mas não "somos". Sejamos nós mesmos no mais profundo do nosso ser, e estejamos bem certos de que ninguém cura ninguém. Essa afirmação pode parecer a você ousada ou fora de lugar, mas vidas e vidas passadas tratando das pessoas permitiram-me compreender isso tudo profundamente. Podemos aliviar, ajudar, trazer elementos que contribuem para a cura, mas a Cura propriamente dita, a Vida e a Morte não dependem de nós.
Certos doentes não querem se curar; desejam-no, é claro, superficialmente, mas a doença apresenta-se a eles como uma proteção e, embora ilusória, parece dar sentido à existência. Outros não vêem como sair do "impasse", que nunca existe de fato, e no mais profundo de si mesmos, muitas vezes inconscientemente, preferem morrer. São muito numerosos também os que partem curados para outros mundos, pois o nó que existia neles dissolveu-se afinal. Não temos dados suficientes para saber o que é bom ou justo neste ou naquele caso e, se desejarmos dar o melhor de nós mesmos a quem pede a nossa ajuda, isso nos levará a uma grande humildade.
A luz que passa através de nós no momento dos tratamentos, a qualidade do amor que vamos poder dar, esse é o nosso "trabalho".
O "desejo" toma muitas vezes a aparência de amor, da mesma forma que se confunde freqüentemente a emoção, que parte do terceiro chakra, com o amor, que parte do quarto; confunde-se também afeição com amor. Evidentemente, pode haver diferentes formas de amor e algumas podem ser coloridas por outros sentimentos, mas o Amor com A maiúsculo não tem família nem fronteiras, nem obrigações nem coloração. Ele É, e freqüentemente quem o pratica nem mesmo sabe que o pratica porque está mergulhado nele; ele é Amor. Isso é exigido de nós como algo fundamental.
O Julgamento
O Amor total não pode admitir julgamento. Neste ponto, também a fronteira é sutil entre julgamento e opinião. Emitir uma opinião, dar um parecer sobre alguma coisa ou sobre alguém é uma atitude neutra e está mais próximo de uma constatação. Emitir um julgamento é implicar-se pessoalmente na opinião, tomar partido segundo a nossa experiência, sem nos colocarmos na pele do outro. A neutralidade é uma qualidade indispensável, mas neutralidade não significará jamais indiferença ou frieza. Nós trabalhamos o amorterapeuta e devemos fazer florescer a confiança e a paz nos seres sofredores que nos procuram.
Numa aldeia dos índios hurons, li esta frase que ficou gravada em minha mente:
"Grande Manitu, não me deixes criticar o meu vizinho por tempo muito prolongado, da mesma forma que eu não usaria seus mocassins durante uma lua inteira. "
Isso nos leva a uma outra qualidade que devemos desenvolver como terapeutas.
A Compaixão
É a chave indispensável que abrirá todas as portas, mas é também a chave que temos de procurar, pois a perdemos há muito tempo!
Por ocasião da minha aprendizagem, na época essênia, os Irmãos ensinaram-me como respirar no ritmo do ser que sofre. Eu sabia que poderia, dessa forma, pouco a pouco, identificar-me com ele e, sem adquirir o seu mal, vivê-lo interiormente. Essa etapa é indispensável, pois vai permitir captar a fonte do mal, depois desviá-la para o nosso corpo de luz antes de transmutá-la com toda a força do nosso coração e da nossa vontade.
Ter compaixão não significa naufragar com o outro, mas amá-lo suficientemente para saber o que ele sente. E compreender o que ele é sem julgá-lo; é sentir o que ele sente sem a emoção que o invade. Cada um de nós pode encontrar múltiplas definições para a palavra "compaixão". Na verdade pouco importa sua definição, desde que se saiba durante alguns minutos ser Ele, esse outro eu que sofre e nos chama.
"Aquece o teu coração, faz brilhar as tuas mãos e não haverá nem dor que possa desenvolver a sua espiral, nem mal que continue a tecer a sua teia...", ensinavam ao pequeno Simon os irmãos do Krmel.
A Transmutação
"Não se destrói o mal... "
Diante da doença existe uma lei universal que aprendi na época de Jesus e que ponho sempre em prática: não se destrói o mal. É nossa alma que permite a sua existência por causa das suas próprias fraquezas; devemos, então, não aniquilá-lo ou afastá-lo, mas substituí-lo pela luz que, ao tomar o seu lugar, transmutará a sombra.
Essa noção deve estar sempre presente quando praticamos, pois, ao utilizar o tipo de método ensinado aqui, nosso estado de espírito assemelha-se àquele do alquimista que vai transformar o chumbo em ouro. Nosso intuito não é destruir, arrancar, retirar o que quer que seja; operamos no amor e por amor, e é a luz que o compõe que deverá, pouco a pouco, substituir as zonas de sombra que deixamos instalarem-se em nós. Pode acontecer de certos terapeutas, e mesmo certos doentes, odiarem o mal que carregam ou que pensam que devem combater. Trata-se de um erro grosseiro, mesmo que compreensível, humanamente falando. Também neste caso é preciso impregnar-se das leis cósmicas que, invariavelmente, continuam sua trajetória para além de nossa compreensão. Quanto mais enviarmos pensamentos de ódio, de cólera, de rancor a quem nos machuca, tanto mais reforçamos a ação dessa pessoa e enfraquecemos a nossa.
Lembrando o itinerário de viagem das formas-pensamento, fica mais fácil compreender como um pensamento de ódio vai atrair para nós outros pensamentos do mesmo tipo e nos embrutecer consideravelmente, obscurecendo por um momento a luz com que poderíamos nos reconstruir interiormente. Além disso, essa forma-pensamento vai alimentar e entreter o mal contra o qual lutamos muitas vezes sem muita habilidade.
Lembro-me da época da guerra do Golfo. Os pensamentos de ódio disparavam na direção de Saddam Hussein e, nessa ocasião, as pessoas com quem costumamos trabalhar nos diziam: "Se vocês envolverem esse ser em ódio, esses pensamentos reforçarão a ação dele no sentido da maldade. Se vocês lhe enviarem pensamentos de paz, a ação dele será por eles enfraquecida, pois não encontrará mais o alimento que a compõe... "
Cabe a nós, portanto, saber o que queremos; e se nem sempre podemos, num primeiro: momento, agradecer à doença pelo caminho que nos obriga a percorrer, evitemos ao menos alimentá-la.
Atitude Exterior
"Boa vontade não basta... "
Considero difícil estabelecer uma separação entre atitude interior e atitude exterior. As duas estão estritamente ligadas e se sustentam, mas é necessário abordar o lado mais técnico, ao menos para quem está começando. A técnica não é, na verdade, senão um suporte para alguma coisa que está além de nós e que aos poucos há de instalar-se em nós. Entretanto, vi muito freqüentemente pessoas animadas de enorme boa vontade fazerem qualquer coisa a pretexto de ouvir o coração. Somos feitos de diversos elementos e não devemos negligenciar um deles em proveito de outro. O estado psicológico está a nosso serviço, nossa vontade também está e nós devemos utilizá-los como tais.
"De boas intenções o inferno está cheio" - é um ditado popular de muito bom senso. Aqui também reforço o meu alerta: para tornar-se um bom terapeuta, boa vontade não basta! Mesmo que todo o Amor do mundo esteja latente em você, é preciso ainda fazê-lo florescer e aceitar humildemente a aprendizagem necessária e os conhecimentos dos mundos sutis que impossibilitam virmos a transgredir certas leis sem sofrer ou provocar conseqüências.
Atualmente, os habitantes da Terra, em sua grande maioria, funcionam no nível do terceiro chakra. Isso significa que muitas vezes o nosso modo de amor é humano demais e perpassado de emotividade. Esse amor, por mais válido que seja, não nos vai proporcionar o necessário distanciamento, a ponto de nos isentar de aprender. Da mesma forma que um excelente pianista pode improvisar com sucesso, se quiser, porque antes estudou suas escalas, assim também cada terapeuta poderá ir além das técnicas para proclamar o que sente profundamente, desde que tenha algo a ultrapassar, isto é, desde que tenha, ele também, "estudado suas escalas".
É sempre muito curioso ouvir pessoas que pensam que podem fazer qualquer coisa a pretexto de alcançar planos mais sutis do que aqueles nos quais costumamos "trabalhar". Buscar o "sutil" não significa caminhar ao acaso, ou agir conforme o humor ou a disposição do momento. Temos em nós todas as capacidades e podemos despertá-las, mas o "abandonar-se" é algo que se aprende, a "neutralidade" também, assim como a "compaixão".
Certamente não aprendemos a desenvolver isso tudo da mesma forma que aprendemos matemática ou história. As lições são sempre muito práticas e a vida se encarrega de colocá-las no nosso caminho até que tenhamos compreendido o que tínhamos para aprender... Mas trata-se sempre de um aprendizado e não podemos deixar de considerá-lo; da mesma forma que, para aprender a ler e a escrever, precisaremos de um pouco de tempo e de perseverança, mesmo fazendo dessa atividade algo agradável, o que é o ideal.
Depois desse alerta, passo a lhe propor alguns "pontos de referência" no tocante à posição a assumir por ocasião dos tratamentos.
1. Particularmente, prefiro, hoje em dia, realizar o tratamento usando um colchonete colocado diretamente sobre o chão; mas algumas pessoas, terapeutas ou pacientes, podem ter dificuldade para se movimentar nessa posição. Nesse caso, uma mesa de tratamento dará conta plenamente da tarefa.
2. O paciente deverá estar em trajes íntimos, ou pelo menos vestindo roupas de algodão para evitar interferências, e não deve cruzar pernas ou braços a fim de não cortar os circuitos de energia. Deve também, pelas mesmas razões, tirar relógio e jóias. Não há nisso nada de excepcional ou esotérico; é fácil compreender que o cruzamento das pernas pode dificultar a circulação do sangue, acontecendo o mesmo com relação às energias nos planos mais sutis.
3. Quem administra o tratamento deve estar de pé junto do paciente, se este estiver deitado em um leito ' ou mesa de tratamento, e sentado na posição de lótus ou de joelhos, se o paciente estiver deitado sobre um colchonete apoiado diretamente no chão. A coluna vertebral do terapeuta deverá estar o mais reta possível para que as energias com que trabalha circulem mais facilmente.
4. Depois de ter-se deixado envolver pela calma e pela neutralidade, o terapeuta, pode e deve dirigir-se ao paciente para que este se sinta confiante e invadido por uma benfazeja serenidade. A beleza e a simplicidade do lugar poderão sem dúvida contribuir para que se instale esse oportuno bem-estar. A partir desse instante preciso, tem início a verdadeira preparação para os tratamentos, de que falarei detalhadamente a seguir.
Artigo retirado do Livros dos Essênios
extraído do site: www.humaniversidade.com.br/
quinta-feira, março 20, 2008
Workshop na Pax Universal
Viver e Relaxar com as Cores
uma jornada de auto-cura interior
sábado, dia 14 de abril de 2008 das 10:00 as 18:00hs
com Celma Coji e Thais Campiglia
• realinhamento bioenergético
• relaxamento profundo (tao)
• desobstrução e indução energética pelas luzes dos cristais
coloridos (colorpoints)
Estamos habituados a tratar da higiene corporal diária, mas esquecemos o quanto certas vibrações invisíveis podem impregnar e obstruir nosso campo energético nos causando mal estar, desconforto, stress e muitas vezes dando origem às doenças.
Convidamos você a descobrir o universo mágico da energia, da Luz e das Cores vivendo e aprendendo técnicas seguras, fáceis e eficazes que ajudarão você a reduzir o stress e as tensões, proporcionando equilibrio e bem estar; hábitos práticos para incorporar no seu dia a dia.
Nesta experiência de um dia, aprenderemos as regras básicas da higiene energética - emocional, mental e física, com exercícios de bioenergética, do relaxamento profundo e técnicas de auto - indução para o equilibrio vibracional
(Colorpuncture)com a Caneta Cristal Acgualux ® - uma caneta-lanterna com pontas cambiáveis de cristal colorido.
Investimento: 161,00 (cento e sessenta e um reais)
“Ascensão Acgualux ® ” blend de essências facilitador - em pommander ou em gel e
“Caneta Cristal Acgualux ®"
para aplicação no cuidado pessoal serão oferecidas para venda.
facilitadoras
Celma Paula Coji (Juhi) CRP 06-8361 - psicóloga com formação em bioenergética, práticas de relaxamento e meditação.
Thais Campiglia (Chamki) artista plástica, criadora da Caneta Cristal® terapeuta integral, colorterapeuta e acupunturista.
FRATERNIDADE PAX UNIVERSAL
AV. BRAZ LEME, 1353 – SANTANA - São Paulo - SP TELs: 6236.2726 - 6236.0244
www.pax.org.br e-mail: pax@pax.org.br
www.carmenbalhestero.com.br e-mail: carmen@carmenbalhestero.com.br
quarta-feira, março 19, 2008
O que é Cromoterapia
artigo traduzido de http://www.cromoterapia.com/
A cromoterapia tem origem muito antiga, cuja medicina tradicional atribuiu grande importância à influência das cores sobre a saúde e o estado de ânimo do homem.
Egipcios, romanos e gregos praticavam a helioterapia (exposiçào direta à luz solar)
para a cura de diversos disturbios.
Na India, a medician ayurvédica sempre tomou em conta a influência das cores no equilibrio dos chakras, os centros de energia sutil que se associam às principais glândulas do corpo físico.
Os antigos chineses afirmavam o beneficio físico pela ação das cores, usavam o amarelo para males do intestino, e o violeta para a pele. As janelas eram cobertas com uma cortina de cor adequada ao mal do paciente bem como as suas roupas.
Atualmentea cromoterapia tem sido objeto de inumeros estudos científicos que evidenciam a influência das cores nos sistemas nervoso, imunológico e metabólico.
O que é
A cromoterapia é uma medicina integrativa porque se integra facilmente a outros tratamentos para potencializar o resultado, e usa as cores para ajudar o corpo e a psique a retornar a seu equilíbrio natural.
As cores podem ser absorvidas pelo nosso organismo de diversas maneiras:
- pela irradiação feita com aparelhos especiais;
- pela alimentaçào, ingerindo as cores naturais;
- pela luz solar por irradiar todas as cores do espectro;
- pela água solarizada, com uma cor precisa;
- com o uso de vestimentas;
- banho com água colorida por essencias aturais ou iluminação.
- por tecnicas de meditação,
- pela respiração e visualizaçào de cores;
- pela massagem com produtos especiais.
Consiste na utilizaçào da energia das ondas eletromagnéticas da luz que pela precias longitude de onda, penetra no tecido criando condições de interagir com as células restabelecendo o equilibrioeletro-quimico da homeostase celular melhorando a função biológica.
A cromoterapia nào cura o sintoma mas vai até a raiz do desequilibrio, sem deixar resíduos, ou efeitos colaterais que sobrecarregam ao físico. Além disso a cor age diretamente sobre o estado emocional e psiquico, o que favorece o equilibrio e beneficia o físico.
Por estes motivos e muitos resultados positivos ''e que cada vez mais pessoas vem se ocupando da cromoterapia, por seus beneficios e resultados concretos.
Segundo Christa Muths, espert cromoterapeuta tedesca, as cores são força vital e fonte de energia. A exposiçào a irradiaçào de luz colorida estimula a formação das células , influenciando nervos e órgãos.
As tecnicas para o trabalho com a cromoterapia incluem:
1. Cromoterapia Classica - consiste na irradiaçào de uma cor específica por um determinado periodo de tempo na zona corporal onde se apresenat um disturbio, ou an sua zona reflexa correspondente.
2. A cromopuntura ou colorpuntura, que consiste em concentrar a irradiação colorida sobre o ponto do corpo permeavel (acuponto) mais receptivo ( meridianos, chakras);
3. banho de luz que consiste em irradiar uma cor específica por um determinado periodo de tempo sobre todo o corpo com a finalidade de determinar uma completa regenaração celular;
4. banho cromático de água irradiada com uma cor específica, carregada de uma energia específica por determinado periodo de tempo;
5. ingestão de água solarizada que consiste em água natural exposta a irradiaçào solar dentro de um recipiente colorido, ou sob uma luz colorida num recipiente transparente por um periodo determinado;
6. roupas ou alimentos expostos e energizados por uma cor determinada.
A cromoterapia tem origem muito antiga, cuja medicina tradicional atribuiu grande importância à influência das cores sobre a saúde e o estado de ânimo do homem.
Egipcios, romanos e gregos praticavam a helioterapia (exposiçào direta à luz solar)
para a cura de diversos disturbios.
Na India, a medician ayurvédica sempre tomou em conta a influência das cores no equilibrio dos chakras, os centros de energia sutil que se associam às principais glândulas do corpo físico.
Os antigos chineses afirmavam o beneficio físico pela ação das cores, usavam o amarelo para males do intestino, e o violeta para a pele. As janelas eram cobertas com uma cortina de cor adequada ao mal do paciente bem como as suas roupas.
Atualmentea cromoterapia tem sido objeto de inumeros estudos científicos que evidenciam a influência das cores nos sistemas nervoso, imunológico e metabólico.
O que é
A cromoterapia é uma medicina integrativa porque se integra facilmente a outros tratamentos para potencializar o resultado, e usa as cores para ajudar o corpo e a psique a retornar a seu equilíbrio natural.
As cores podem ser absorvidas pelo nosso organismo de diversas maneiras:
- pela irradiação feita com aparelhos especiais;
- pela alimentaçào, ingerindo as cores naturais;
- pela luz solar por irradiar todas as cores do espectro;
- pela água solarizada, com uma cor precisa;
- com o uso de vestimentas;
- banho com água colorida por essencias aturais ou iluminação.
- por tecnicas de meditação,
- pela respiração e visualizaçào de cores;
- pela massagem com produtos especiais.
Consiste na utilizaçào da energia das ondas eletromagnéticas da luz que pela precias longitude de onda, penetra no tecido criando condições de interagir com as células restabelecendo o equilibrioeletro-quimico da homeostase celular melhorando a função biológica.
A cromoterapia nào cura o sintoma mas vai até a raiz do desequilibrio, sem deixar resíduos, ou efeitos colaterais que sobrecarregam ao físico. Além disso a cor age diretamente sobre o estado emocional e psiquico, o que favorece o equilibrio e beneficia o físico.
Por estes motivos e muitos resultados positivos ''e que cada vez mais pessoas vem se ocupando da cromoterapia, por seus beneficios e resultados concretos.
Segundo Christa Muths, espert cromoterapeuta tedesca, as cores são força vital e fonte de energia. A exposiçào a irradiaçào de luz colorida estimula a formação das células , influenciando nervos e órgãos.
As tecnicas para o trabalho com a cromoterapia incluem:
1. Cromoterapia Classica - consiste na irradiaçào de uma cor específica por um determinado periodo de tempo na zona corporal onde se apresenat um disturbio, ou an sua zona reflexa correspondente.
2. A cromopuntura ou colorpuntura, que consiste em concentrar a irradiação colorida sobre o ponto do corpo permeavel (acuponto) mais receptivo ( meridianos, chakras);
3. banho de luz que consiste em irradiar uma cor específica por um determinado periodo de tempo sobre todo o corpo com a finalidade de determinar uma completa regenaração celular;
4. banho cromático de água irradiada com uma cor específica, carregada de uma energia específica por determinado periodo de tempo;
5. ingestão de água solarizada que consiste em água natural exposta a irradiaçào solar dentro de um recipiente colorido, ou sob uma luz colorida num recipiente transparente por um periodo determinado;
6. roupas ou alimentos expostos e energizados por uma cor determinada.
quinta-feira, março 13, 2008
Perguntas e Respostas
Vi o blog Colorterapia/Cromoterapia e achei muito interssante. Mas gostaria de saber se a Cromoterapia atua em diabetes(cura) , tratamento de dependentes químicos(álcool,drogas,cigarro,etc...) e câncer.
Comprei o livro indicado:Cromoterapia para crianças mas não aborda os assuntos acima citados.
Pode-se aplicar Cromoterapia Auricular?
Agradeço antecipadamente a gentileza da resposta.
Pela minha experiência posso afirmar com segurança que a cura depende de vários fatores e em especial do MOMENTO do paciente: da sua abertura, a sua empatia para com o terapeuta, a sua ressonância com o tratamento escolhido e ainda o quanto ele está no limite do seu processo de doença para querer e vir a curar-se.
Independente do método de tratamento ao qual ele esteja se submetendo, ele será um meio facilitador para o processo de reequilibrio, enquanto o curador será um observador.
O principio das terapias holisticas ou vibracionais é o despertar no ser a busca pelo real motivo da sua existência. O " quem somos e a que viemos"- nosso propósito de vida e a vontade de nossa Alma, tentando nos aproximar da nossa verdade interna, ou estaremos distantes do estado de equilibrio, de paz e de felicidade, que é o estado natural do ser humano.
Viemos buscar isto na existência, e como terapeuta devemos procurar facilitar o contato interno para o paciente, ou estaremos apenas apresesentando um paleativo para o problema dele, que pode trazer outros problemas muito piores mais adiante para ele.
É muito importante saber desempenhar nosso papel como facilitadores da auto-cura, da auto-transformaçào e sermos apenas um instrumento, um veículo para a açào da vontade superior, que é desconhecida para nós.
É uma mudança fundamental na maneira de olhar para a saúde e para a doença.
Estar doente não é algo que ocorre por acaso. Existe em tudo uma razão: estar doente é como um alerta do organismo, de que algo não está em ordem em nossa vida.
A doença tem ainda outras interpretações- por exemplo, no caso do diabetes. O diabetes pode ser de 2 tipos - hereditário ou adquirido, sendo que o diabetes adquirido também leva um fator na gene e se desencadeia por maus hábitos ou por um acontecimento emocionalmente stressante.
Tanto para o diabetes como para a dependência quimica, primeiro devemos considerar o desejo do paciente pela mudança.E a verdadeira mudança ou cura quem faz é o paciente.
Doença e vicios além disso podem 90% estar ocultando um problema mais complexo, emocional e psicológico, e até mesmo espiritual.
A Coloracupuntura deve ser coadjuvante para outros tratamentos, seja de ordem terapeutica - mecânica (massagens, banhos e outras formas de manipulação do corpo físco), de ordem alimentar (dietas), medicamentosa ( produtos fitoterápicos,óleos essenciais, homeopáticos, alopáticos, florais, ou outros)ou de ordem espiritual (práticas de meditação, visualizaçào criativa, etc)ou ainda a mudança geral no habito diário perante a vida - exercicios, higiene energética - mental, emocional e fisica; todos estes são fatores a serem considerados e deve-se sempre aconselhar e incentivar o paciente.
E como funciona a Coloracupuntura?
Em qualquer um dos casos, depois da avaliaçào do paciente, de uma boa anamnese, e a escolha do tratamento mais indicado - fitoterapia, aromaterapia,acupuntura, homeopatia, etc (segundo a afinidade do paciente) e mesmo que o paciente já esteja tratando um problema de saúde da forma convencional, como por exemplo um câncer que foi operado e está recebendo quimioterapia, pode-se aplicar ou auto-aplicar o tratamento de color ao mesmo tempo, paralelamente. Porque o tratamento com as luzes não pretende substituir um tratamento convencional ou outro de igual importância, mas sim otimizar a cura, dando uma melhor qualidade de vida e mais consciência, mais equilibrio, maior abertura, mais Luz.
A doença é um processo na vida de uma pessoa que deve forçosamente levar a uma mudança; e esta mudança pode ser feita na ignorância, com dor e sofrimento, ou na paz, em harmonia com aceitaçào. É sempre melhor fazermos mudanças com consciência.
É isso que a Luz e as cores trazem para nós. A Luz é a linguagem divina, é uma linguagem em código e o seu código são as cores.
Esta é a maneira que as células do nosso corpo usam para se comunicar, e os biofótons são a Luz que pode ser captada na Kirliangrafia, a Luz que emana de todo organismo vivo e que normalmente não podemos observar (aura), mas que tem uma qualidade e uma cor que lhe são próprias.
Na visão do biólogo Fritz Popp, que estudou exaustivamente o comportamento dos organismos celulares, é a foton-emissão que faz com que as células se comuniquem, que se agrupem e componham sistemas e faz com que estes sistemas se mantenham coesos e funcionando em harmonia.
Se o organismo está doente, as células não se comunicam corretamente, então sua comunicação é caótica e desorganizada.
A Coloracupuntura com as luzes coloridas pode ajudar doando o estimulo que o organismo precisa para se reordenar e retornar ao equilibrio, algo parecido com o efeito que a homeopatia tem em nossos átomos. A luz colorida atua nas camadas elétricas dos átomos e sua ação é similar a de uma pedra caindo sobre a superficie de um lago - as ondas vão tornando-se cada vez mais amplas na medida em que reverberam tornando-se cada vez mais fortes quanto mais distantes.
O método que melhor conheço e aplico é o de Peter Mandel.
Porém os protocolos de Auriculo e outros que também usam os principio dos microssistemas (reflexologia podal, ou da Korio- nas màos) podem ser traduzidos em Luz e cores, desde que você conheça a natureza do ponto onde vai aplicar (se é um ponto quente ou frio, ou pertence a algum elemento) e também considerar a natureza da cor a ser aplicada, porque cada cor tem seu comprimento e frequência de onda e isso é o que determina o seu valor biológico e atuação no tratamento.
A Auriculoterapia - tratamento pelo microsistema da orelha, aonde estão reproduzidos todos em pontos todas as partes e orgãos do corpo,também pode ter seus tratamentos traduzidos em cores - considerando SEMPRE a natureza de cada ponto e a natureza da cor a ser utilizada, e o efeito que você pretende sobre o orgão ou sistema - se estimular, sedar ou harmonizar.
As cores são divididas entre frias e quentes, as quentes são estimulantes, as frias são sedativas. A verde é equilibradora. Se você quer saber mais sobre as cores, consulte o livro CROMOTERAPIA as cores e Você, ed Madras, do Valcapeli, ou leia a matéria reproduzida no blog
O trabalho com as cores pode nos levar a um maior relaxamento e você pode chegar mais facilmente a ter insigths sobre a soluçào que podem vir espontaneamente, e ainda facilitar memórias, ou sonhos significativos; mas tudo depende do momento de vida e da vontade de mudar.
Da mesma forma, para depêndencia de qualquer tipo, você pode fazer um tratamento desintoxicante, e outro para equilibrar seguindo os protocolos de Peter Mandel encontrados no livro Cromoterapia para Crianças, do dr. Neeresh Pagnamenta, os tratamentos de base tóxica 1, 2 e 3 que trabalham o sistema linfático, ajudam a circulação dos liquidos e eliminaçào de toxinas; a terapia de base de coordenaçào 1 é excelente para alinhamento dos 2 hemisférios cerebrais e ainda o protocolo de terapia anti traumática, pois seguramente todos passamos por algum tipo de trauma. Estes tratamentos associados aplicados uma vez cada dois dias podem dar um bom suporte e otimizar outros tratamentos.
Em Auriculopuntura como sugestão você pode usar os pontos Boca e Ansiedade, com Azul; ponto Fígado com Verde, e Baço com Laranja, por 30 segundos cada ponto.
Muita luz na sua vida e obrigado pela consulta.
Comprei o livro indicado:Cromoterapia para crianças mas não aborda os assuntos acima citados.
Pode-se aplicar Cromoterapia Auricular?
Agradeço antecipadamente a gentileza da resposta.
Pela minha experiência posso afirmar com segurança que a cura depende de vários fatores e em especial do MOMENTO do paciente: da sua abertura, a sua empatia para com o terapeuta, a sua ressonância com o tratamento escolhido e ainda o quanto ele está no limite do seu processo de doença para querer e vir a curar-se.
Independente do método de tratamento ao qual ele esteja se submetendo, ele será um meio facilitador para o processo de reequilibrio, enquanto o curador será um observador.
O principio das terapias holisticas ou vibracionais é o despertar no ser a busca pelo real motivo da sua existência. O " quem somos e a que viemos"- nosso propósito de vida e a vontade de nossa Alma, tentando nos aproximar da nossa verdade interna, ou estaremos distantes do estado de equilibrio, de paz e de felicidade, que é o estado natural do ser humano.
Viemos buscar isto na existência, e como terapeuta devemos procurar facilitar o contato interno para o paciente, ou estaremos apenas apresesentando um paleativo para o problema dele, que pode trazer outros problemas muito piores mais adiante para ele.
É muito importante saber desempenhar nosso papel como facilitadores da auto-cura, da auto-transformaçào e sermos apenas um instrumento, um veículo para a açào da vontade superior, que é desconhecida para nós.
É uma mudança fundamental na maneira de olhar para a saúde e para a doença.
Estar doente não é algo que ocorre por acaso. Existe em tudo uma razão: estar doente é como um alerta do organismo, de que algo não está em ordem em nossa vida.
A doença tem ainda outras interpretações- por exemplo, no caso do diabetes. O diabetes pode ser de 2 tipos - hereditário ou adquirido, sendo que o diabetes adquirido também leva um fator na gene e se desencadeia por maus hábitos ou por um acontecimento emocionalmente stressante.
Tanto para o diabetes como para a dependência quimica, primeiro devemos considerar o desejo do paciente pela mudança.E a verdadeira mudança ou cura quem faz é o paciente.
Doença e vicios além disso podem 90% estar ocultando um problema mais complexo, emocional e psicológico, e até mesmo espiritual.
A Coloracupuntura deve ser coadjuvante para outros tratamentos, seja de ordem terapeutica - mecânica (massagens, banhos e outras formas de manipulação do corpo físco), de ordem alimentar (dietas), medicamentosa ( produtos fitoterápicos,óleos essenciais, homeopáticos, alopáticos, florais, ou outros)ou de ordem espiritual (práticas de meditação, visualizaçào criativa, etc)ou ainda a mudança geral no habito diário perante a vida - exercicios, higiene energética - mental, emocional e fisica; todos estes são fatores a serem considerados e deve-se sempre aconselhar e incentivar o paciente.
E como funciona a Coloracupuntura?
Em qualquer um dos casos, depois da avaliaçào do paciente, de uma boa anamnese, e a escolha do tratamento mais indicado - fitoterapia, aromaterapia,acupuntura, homeopatia, etc (segundo a afinidade do paciente) e mesmo que o paciente já esteja tratando um problema de saúde da forma convencional, como por exemplo um câncer que foi operado e está recebendo quimioterapia, pode-se aplicar ou auto-aplicar o tratamento de color ao mesmo tempo, paralelamente. Porque o tratamento com as luzes não pretende substituir um tratamento convencional ou outro de igual importância, mas sim otimizar a cura, dando uma melhor qualidade de vida e mais consciência, mais equilibrio, maior abertura, mais Luz.
A doença é um processo na vida de uma pessoa que deve forçosamente levar a uma mudança; e esta mudança pode ser feita na ignorância, com dor e sofrimento, ou na paz, em harmonia com aceitaçào. É sempre melhor fazermos mudanças com consciência.
É isso que a Luz e as cores trazem para nós. A Luz é a linguagem divina, é uma linguagem em código e o seu código são as cores.
Esta é a maneira que as células do nosso corpo usam para se comunicar, e os biofótons são a Luz que pode ser captada na Kirliangrafia, a Luz que emana de todo organismo vivo e que normalmente não podemos observar (aura), mas que tem uma qualidade e uma cor que lhe são próprias.
Na visão do biólogo Fritz Popp, que estudou exaustivamente o comportamento dos organismos celulares, é a foton-emissão que faz com que as células se comuniquem, que se agrupem e componham sistemas e faz com que estes sistemas se mantenham coesos e funcionando em harmonia.
Se o organismo está doente, as células não se comunicam corretamente, então sua comunicação é caótica e desorganizada.
A Coloracupuntura com as luzes coloridas pode ajudar doando o estimulo que o organismo precisa para se reordenar e retornar ao equilibrio, algo parecido com o efeito que a homeopatia tem em nossos átomos. A luz colorida atua nas camadas elétricas dos átomos e sua ação é similar a de uma pedra caindo sobre a superficie de um lago - as ondas vão tornando-se cada vez mais amplas na medida em que reverberam tornando-se cada vez mais fortes quanto mais distantes.
O método que melhor conheço e aplico é o de Peter Mandel.
Porém os protocolos de Auriculo e outros que também usam os principio dos microssistemas (reflexologia podal, ou da Korio- nas màos) podem ser traduzidos em Luz e cores, desde que você conheça a natureza do ponto onde vai aplicar (se é um ponto quente ou frio, ou pertence a algum elemento) e também considerar a natureza da cor a ser aplicada, porque cada cor tem seu comprimento e frequência de onda e isso é o que determina o seu valor biológico e atuação no tratamento.
A Auriculoterapia - tratamento pelo microsistema da orelha, aonde estão reproduzidos todos em pontos todas as partes e orgãos do corpo,também pode ter seus tratamentos traduzidos em cores - considerando SEMPRE a natureza de cada ponto e a natureza da cor a ser utilizada, e o efeito que você pretende sobre o orgão ou sistema - se estimular, sedar ou harmonizar.
As cores são divididas entre frias e quentes, as quentes são estimulantes, as frias são sedativas. A verde é equilibradora. Se você quer saber mais sobre as cores, consulte o livro CROMOTERAPIA as cores e Você, ed Madras, do Valcapeli, ou leia a matéria reproduzida no blog
O trabalho com as cores pode nos levar a um maior relaxamento e você pode chegar mais facilmente a ter insigths sobre a soluçào que podem vir espontaneamente, e ainda facilitar memórias, ou sonhos significativos; mas tudo depende do momento de vida e da vontade de mudar.
Da mesma forma, para depêndencia de qualquer tipo, você pode fazer um tratamento desintoxicante, e outro para equilibrar seguindo os protocolos de Peter Mandel encontrados no livro Cromoterapia para Crianças, do dr. Neeresh Pagnamenta, os tratamentos de base tóxica 1, 2 e 3 que trabalham o sistema linfático, ajudam a circulação dos liquidos e eliminaçào de toxinas; a terapia de base de coordenaçào 1 é excelente para alinhamento dos 2 hemisférios cerebrais e ainda o protocolo de terapia anti traumática, pois seguramente todos passamos por algum tipo de trauma. Estes tratamentos associados aplicados uma vez cada dois dias podem dar um bom suporte e otimizar outros tratamentos.
Em Auriculopuntura como sugestão você pode usar os pontos Boca e Ansiedade, com Azul; ponto Fígado com Verde, e Baço com Laranja, por 30 segundos cada ponto.
Muita luz na sua vida e obrigado pela consulta.
domingo, março 09, 2008
Energia das Cores
Nossa maior fonte de energia é a Luz do Sol, e o arco-iris as suas cores derivam desta Luz, que contem também todos os comprimentos de onda eletromagnéticas das quais nosso planeta necessita para sobreviver.
A Luz flui através de nossos olhos e desperta a produção dos hormonios
que influenciam todo um complexo sistema bioquimico e que afetam diretamente a nossa existência.
Nós sabemos que cada cor encontrada no espectro visivel da Luz, tem um comprimento de onda e uma frequência e que produz uma energia específica uam qualidade e um efeito nutritivo específico. Algund raios são benéficos enquanto outros raios podem ser perigosos quando nos expomos a eles. Mas a Luz visível, o arco-iris para nós tem efeito suavisante.
A Luz é a energia que nós podemos ver, e que nos aparecem como cores.
A Luz consiste em sete energias de cores: vermelho, laranja, amarelo, verde azul, indigo e violeta.
Cada cor se conecta a diferentes partes do corpo e nos afeta emocionalmente, psicologicamente e mentalmnente de forma diferente.
Estudando como cada cor nos influencia, podemos efetivamente usar a cor que nos dê uma carga extra de energia quando for preciso.
Se por exemplo, você levanta de manhã com pouca energia, ou precisa se preparar para um encontro de negócios,é quando o poder que as cores podem ajudar. Tudo que você precisa fazer é refletir sobre o tipo de dia que você planejou, escolhendo uma cor que poderá ajudar a concretizar as necessidades do seu dia, e então absorver esta cor em particular e será como encher o seu tanque com o tipo certo de combustivel.
VERMELHO - VITALIDADE, CORAGEM, AUTO-CONFIANÇA
Use quando você for ter um dia bem atribulado, ou quando sente estar perdendo energia. O vermelho provê nosso corpo da energia que vem da terra em todos os níveis, conectando-nos com a energia de nosso corpo fisico. Tudo o que se vai se dar inicio precisa da vida e da vitalidade do vermelho.
Traços de personalidade: coragem, confiança,impulso, espontaneidade, honestidade, extroversão.
O chakra raiz é governado pelo vermelho.
LARANJA- FELICIDADE, CONFIANÇA, RECURSOS
Traz a alegria para o nosso dia de trabalho, a força e o apetite pela vida! O laranja é a melhor escolha para o estimulo emocional. Nossa propria conecçào ajuda a remover inibições nos trazendo independência e sociabilidade.
Traços de Personalidade: entusiasmo, felicidade, sociabilidade, energético, esportivo, construtivo.
O chackra do baço é governado pela energia laranja.
AMARELO - SABEDORIA, CLARIDADE, AUTO-ESTIMA
Dá claridade aos pensamentos, consciência, estimula o interesse e a curiosidade. A energia do amarelo é relativa a habilidade de perceber e entender e nos conecta ao nosso eu mental.
Traço de Personalidade: humor divino, otimista, confiante, prático e intelectual.
O chakra do plexo solar é governado pela energia amarela.
VERDE - EQUILIBRIO, AMOR, AUTO-CONTROLE
Auxilia o relaxamento muscular, nervos e tendões. Limpa e equilibra nossa energia, nos trazendo uma sensaçào de renovaçào, paz e harmonia. O verde nos conecta ao amor incondicional e e'usado para reequilibrar todo o nosso ser.
Traço de Personalidade: entendimento, auto-controle, adaptação, simpatia, compaixào, generosidade, natureza amorosa, humildade,romantismo.
O chakra do Coraçào é governado pela energia verde.
AZUL CONHECIMENTO, SAÚDE, DECISÃO
Esta é a cor para o ralaxamento mental. O azul tem um efeito pacificador no sistema nervoso e proporciona grande relaxamento. Ideal para os problemas do sono, e hiper-atividade infantil. Nos conecta a pensamentos holisticos, e nos dá sabedoria e clareza na comunicaçào pela palavra.
Traços de Personalidade: lealdade, tato, afeiçào, inspiraçào, inventividade, cuidado, precaução.
O chakra da garganta é governado pela energia azul.
INDIGO- INTUIÇÃO, MISTICISMO, ENTENDIMENTO
A energia Indigo nos conecta com o eu inconsciênte, e nos dá a percepção de que nosso ser é parte de todo o Universo. Força intuitiva, imaginaçào, poder psiquico, atividade do sonho.
Traços de Personalidade:intuitivo, corajoso, pratico, idealista, verdadeiro.
O chakra da testa é governado pela energia indigo.
VIOLETA - BELEZA, CRIATIVIDADE< INSPIRAÇÃO
Purifica nossos pensamentos e sentimentos nos dando inspiração e entendimento. A energia Violeta nos conecta ao nosso eu espiritual nos proporcionando guiança,verdade e força interior. Estimula o talento artistico e a criatividade.
Traços de Personalidade: inspiraçào, senso de justiça, humanitarismo, auto-sacrificio, visionário, criativo, força mental.
O chakra Coronário é governado pela energia violeta.
traduçào do site: http://www.colourenergy.com/
quinta-feira, março 06, 2008
Perguntas e Respostas
Oi, Thais, tudo bem?
Então, comprei a caneta (o estojo é lindo!) e estou querendo me informar mais um pouquinho sobre o tratamento. Não sou terapeuta profissional, pretendo utilizar apenas em mim mesma e com a minha família, se possível. Tenho algumas perguntinhas, vc poderia me ajudar?
Sempre um prazer poder ajudar.
Acesse o blog que sempre tem informaçào e novidades.
Veja no blog as bibliografias comentadas ali vc vai achar o que melhor seja adecuado ao seu caso.
Mais adiante teremos apostilas, se vc se interessar eu posso avisar assim que sairem.
Obrigado por comprar minha caneta. Estou sempre a disposiçào. Com ela segue um folheto com informações muito importantes, leia atentamente.
- Queria saber o seguinte: posso usar com outras pessoas? É preciso limpar os cristais entre uma pessoa e outra? Como?
Sim pode usar em vc mesma e para aplicar em alguém, basta manter sempre uma das màos sobre o paciente e a outra com a caneta no ponto desejado a ser tratado.
Não é preciso limpar os cristais, a caixa faz esse trabalho para vc.
Apenas exporadicamente exponha os cristais ao sol por 10 a 15 minutos, digamos uma vez ao mês. O resto do tempo os cristais devem permanecer na caixa para manterem-se limpos.
- Eu conheço alguns pontos de do-in e acupuntura, basta pôr a caneta sobre o ponto por no máximo um minuto? É necessário algum movimento de rotação, ou pressão?
Você aplica nestes mesmos pontos, que são os pontos condutores mas cuidado com a cor que vai aplicar, tem que conhecer um pouco o efeito das cores e da natureza dos pontos. A sequencia dos pontos tambem afeta o resultado do tratamento. É melhor usar tratamentos com indicações já conhecidos (PROTOCOLOS) da colorpuntura ( recomendo o livro do dr Neeresh Pagnamenta para começar, vc encontra fácil). O resto os cristais e a luz fazem por vc., não precisa movimentar nem pressionar, a luz pulsa e o cristal também, ambos penetram atraves da pele como uma pedra jogada no lago, as ondas vào se propagando na velocidade da luz pelas células e isso já é suficiente - entre 30 segundos a 1 minuto máximo cada ponto.
- Para trabalhar os chakras, é só colocar sobre eles? Automaticamente a energia irá equilibrá-lo, seja para tranquilizar ou tonificar?
Minha sugestào é que vc faça um teste muscular ( veja informaçào no blog) ou use um pendulo para testar e garantir se o paciente precisa de alguma luz colorida para equilibrio dos chacras - todo acuponto é um pequeno chacra, temos mais de 500 conhecidos, porem CUIDADO com os chacras principais! Estude o livro da Anne Brennan (MÃOS DE LUZ e LUZ EMERGENTE) para conhecer o assunto em maior
profundidade.
- Existe outro método que vc poderia me indicar para usar a caneta?
Minha sugestão é estude,estude muito - tem muitos livros publicados( veja bibliografia de colorpuntura no blog) e cursos recomendados tambem. O metodo que conheço e utilizo é o Colorterapia de Peter Mandel e já é o bastante, uma vida não dá para explorar todas as possibilidades. E tem tratamento para tudo.
Há um tempo máximo para a sessão? É aconselhável uma vez por semana, duas, três?
Para os tratamentos de Peter Mandel, os protocolos já vem com indicações e contra indicaçãoes, eu faço 2 a 3 em conjunto no máximo de acordo com a indicaçào, a vantagem do tratamento em casa é poder fazer a manutenção todos os dias, mas é sempre bom associar com algum outro tipo de tratamento e ter um terapeuta com formaçào acompanhando. Para meus pacientes entre conversas e aplicaçào leva-se 1 h e 30 minutos no máximo.
Mas é muito bom começar assim, prmeiro com nós mesmos. Você vai descobrir muita coisa. Lembre se ponderação é o melhor caminho, sempre. Um abraço e muita luz!!!
Nenhum tratamento é totalmente inócuo,embora o pricipio seja de estimular o organismo a se colocar em equilibrio, e uma cor inadecuada possa ser eliminada pelo organismono espaço de 2 horas (segundo Valcapeli) por isso faça o teste.
Então, comprei a caneta (o estojo é lindo!) e estou querendo me informar mais um pouquinho sobre o tratamento. Não sou terapeuta profissional, pretendo utilizar apenas em mim mesma e com a minha família, se possível. Tenho algumas perguntinhas, vc poderia me ajudar?
Sempre um prazer poder ajudar.
Acesse o blog que sempre tem informaçào e novidades.
Veja no blog as bibliografias comentadas ali vc vai achar o que melhor seja adecuado ao seu caso.
Mais adiante teremos apostilas, se vc se interessar eu posso avisar assim que sairem.
Obrigado por comprar minha caneta. Estou sempre a disposiçào. Com ela segue um folheto com informações muito importantes, leia atentamente.
- Queria saber o seguinte: posso usar com outras pessoas? É preciso limpar os cristais entre uma pessoa e outra? Como?
Sim pode usar em vc mesma e para aplicar em alguém, basta manter sempre uma das màos sobre o paciente e a outra com a caneta no ponto desejado a ser tratado.
Não é preciso limpar os cristais, a caixa faz esse trabalho para vc.
Apenas exporadicamente exponha os cristais ao sol por 10 a 15 minutos, digamos uma vez ao mês. O resto do tempo os cristais devem permanecer na caixa para manterem-se limpos.
- Eu conheço alguns pontos de do-in e acupuntura, basta pôr a caneta sobre o ponto por no máximo um minuto? É necessário algum movimento de rotação, ou pressão?
Você aplica nestes mesmos pontos, que são os pontos condutores mas cuidado com a cor que vai aplicar, tem que conhecer um pouco o efeito das cores e da natureza dos pontos. A sequencia dos pontos tambem afeta o resultado do tratamento. É melhor usar tratamentos com indicações já conhecidos (PROTOCOLOS) da colorpuntura ( recomendo o livro do dr Neeresh Pagnamenta para começar, vc encontra fácil). O resto os cristais e a luz fazem por vc., não precisa movimentar nem pressionar, a luz pulsa e o cristal também, ambos penetram atraves da pele como uma pedra jogada no lago, as ondas vào se propagando na velocidade da luz pelas células e isso já é suficiente - entre 30 segundos a 1 minuto máximo cada ponto.
- Para trabalhar os chakras, é só colocar sobre eles? Automaticamente a energia irá equilibrá-lo, seja para tranquilizar ou tonificar?
Minha sugestào é que vc faça um teste muscular ( veja informaçào no blog) ou use um pendulo para testar e garantir se o paciente precisa de alguma luz colorida para equilibrio dos chacras - todo acuponto é um pequeno chacra, temos mais de 500 conhecidos, porem CUIDADO com os chacras principais! Estude o livro da Anne Brennan (MÃOS DE LUZ e LUZ EMERGENTE) para conhecer o assunto em maior
profundidade.
- Existe outro método que vc poderia me indicar para usar a caneta?
Minha sugestão é estude,estude muito - tem muitos livros publicados( veja bibliografia de colorpuntura no blog) e cursos recomendados tambem. O metodo que conheço e utilizo é o Colorterapia de Peter Mandel e já é o bastante, uma vida não dá para explorar todas as possibilidades. E tem tratamento para tudo.
Há um tempo máximo para a sessão? É aconselhável uma vez por semana, duas, três?
Para os tratamentos de Peter Mandel, os protocolos já vem com indicações e contra indicaçãoes, eu faço 2 a 3 em conjunto no máximo de acordo com a indicaçào, a vantagem do tratamento em casa é poder fazer a manutenção todos os dias, mas é sempre bom associar com algum outro tipo de tratamento e ter um terapeuta com formaçào acompanhando. Para meus pacientes entre conversas e aplicaçào leva-se 1 h e 30 minutos no máximo.
Mas é muito bom começar assim, prmeiro com nós mesmos. Você vai descobrir muita coisa. Lembre se ponderação é o melhor caminho, sempre. Um abraço e muita luz!!!
Nenhum tratamento é totalmente inócuo,embora o pricipio seja de estimular o organismo a se colocar em equilibrio, e uma cor inadecuada possa ser eliminada pelo organismono espaço de 2 horas (segundo Valcapeli) por isso faça o teste.
Assinar:
Postagens (Atom)
seja bem vindo!
Você já conhece a Caneta Cristal® ?
Aqui você pode encontrar informações sobre a Caneta Cristal ® sua manufatura, como adquirir, e mais explicações sobre métodos de aplicação em Cromopuntura bem como notícias sobre novas tecnicas terapeuticas para conjugar com a Cromoterapia. Obrigada pela sua visita!
Para adquirir uma Caneta Cristal® ou para qualquer outra informação escreva para thais.campiglia@gmail.com
se quiser falar comigo acrescente meu endereço no MSN ou Skype thais.campiglia@hotmail.com
Grata pela sua visita e Luz para vc! Thais Campiglia
Aqui você pode encontrar informações sobre a Caneta Cristal ® sua manufatura, como adquirir, e mais explicações sobre métodos de aplicação em Cromopuntura bem como notícias sobre novas tecnicas terapeuticas para conjugar com a Cromoterapia. Obrigada pela sua visita!
Para adquirir uma Caneta Cristal® ou para qualquer outra informação escreva para thais.campiglia@gmail.com
se quiser falar comigo acrescente meu endereço no MSN ou Skype thais.campiglia@hotmail.com
Grata pela sua visita e Luz para vc! Thais Campiglia